Um dos objetivos de todo empreendimento é se manter saudável financeiramente. Isso vale para os laboratórios, que precisam sempre realizar uma gestão financeira capaz de fazer com que o negócio cresça. Nesse sentido, é importante considerar o preço de exames laboratoriais.
Esse detalhe pode fazer com que o laboratório vença a concorrência, consiga atrair mais clientes, aumente sua margem de lucro e consiga sobreviver a momentos de crise. Mas essas características só serão possíveis se o planejamento do preço for bem realizado.
É sobre isso que vamos tratar neste artigo. Acompanhe nosso texto e conheça quais são os fatores a serem considerados na hora de definir o preço de exames laboratoriais!
Custos fixos
Todo laboratório tem custos que todo mês incidirão sobre o valor do faturamento. Esses são considerados os custos fixos e se referem às despesas relacionadas ao pagamento dos encargos trabalhistas, tal como o pagamento do salário dos funcionários, e às contas de água, luz, internet e aluguel.
Também é preciso considerar outros impostos que geralmente são regulamentados pelos governos federais e municipais. Esses valores devem estar distribuídos no preço final do exame.
Despesas variáveis
São consideradas despesas variáveis aquelas que nem sempre incidem sobre o faturamento da empresa, mas que são essenciais para a manutenção dos serviços do laboratório. Pode-se levar em conta, por exemplo, os gastos com manutenção de equipamentos.
É preciso realizar um planejamento em relação às despesas variáveis para que esses valores estejam presentes no preço dos exames laboratoriais de forma constante. Isso ajuda a evitar que em determinado mês o cliente pague mais caro devido a uma despesa variável do laboratório.
Custo do serviço
Quanto o laboratório vai gastar para que possa efetivamente prestar um serviço? Essa resposta deve ser colocada na ponta do lápis, pois ela reúne os valores referentes aos materiais e insumos que serão necessários para a realização dos exames.
Esses valores devem ser de alguma forma repassados ao cliente na forma do preço dos exames laboratoriais. É fundamental que haja uma negociação com os fornecedores de insumos e materiais para garantir bons valores.
Margem de lucro
Agora que você já teve uma ideia de quais são custos que devem ser cobertos pelo preço de exames laboratoriais, é o momento de definir a margem de lucro.
Esse valor é fundamental para que o laboratório possa investir em melhorias na infraestrutura, fazer contratação de novos funcionários, aumentar as estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os atuais.
A margem de lucro deve ser variável e flexível. Além disso, deve considerar os objetivos do laboratório. Se ele quer fidelizar clientes de maneira mais ágil, por exemplo, é recomendável que a margem de lucro seja reduzida por um tempo.
Agora, se o objetivo é manter o lucro em um valor significativo, é importante que o gestor do laboratório tome decisões de corte de gastos, como investir em tecnologia.
Essas foram algumas informações sobre a importância do preço de exames laboratoriais. Outro fator a considerar é em relação a concorrência. É fundamental que o seu laboratório tenha um diferencial capaz de atrair os clientes e oferecer um preço mais interessante. Isso evita copiar os preços praticados por outros laboratórios, melhorando a sua margem de lucro.
Gostou do conteúdo? Quer receber em seu e-mail mais dicas para seu laboratório? Assine a nossa newsletter!