Saber qual o lucro de um laboratório de análises clínicas é um dos passos primordiais para entender o mercado e ter uma ideia sobre o retorno sobre investimento. Apesar de não ser fácil definir uma média muito precisa sobre os ganhos da indústria, podemos fazer uma estimativa geral sobre quais são as possibilidades para aqueles que decidem empreender no setor.
Antes de começarmos, é preciso entender que, assim como qualquer outro ramo, existem diferenças de valores que podem acontecer por vários motivos. A localidade, os exames oferecidos e, até mesmo, o tamanho da operação podem modificar consideravelmente a margem de lucro.
Abaixo, você conhecerá melhor todas essas particularidades e entenderá um pouco mais sobre as possibilidades de lucro de um laboratório de análises clínicas. Interessou-se pelo assunto? Continue sua leitura até o final!
A média de lucro do mercado
Uma média de lucro razoavelmente precisa para um laboratório de análises clínicas varia de R$15 mil a R$200 mil. Dentro dessa estimativa bem aberta, esses valores ainda podem mudar bastante, especialmente se levarmos em conta o número de pacientes atendidos e a quantidade de exames oferecidos por um estabelecimento.
Por essa e outras razões — falaremos mais sobre elas abaixo —, fica difícil estimar com total assertividade um lucro médio mensal. O que podemos informar é que, na maioria das vezes, as companhias do setor da área da saúde costumam ter boas margens de ganhos.
Essas margens maiores acontecem em razão do avanço tecnológico que a área da medicina proporciona esporadicamente. A depender dos métodos de análise utilizados e dos equipamentos adquiridos, as margens de lucro em cada exame podem chegar até 500% em relação ao custo operacional. Ter um bom planejamento de negócios e entender sobre esses detalhes do empreendimento é fundamental para conseguir grandes resultados e um ótimo atendimento ao cliente.
Fatores que influenciam os lucros
Existem vários fatores que influenciam essa margem de lucro. Um laboratório pode terceirizar suas análises e realizá-las por conta própria (com um ambiente devidamente preparado e legalizado pela ANVISA), bem como pode optar por diversos métodos para baratear ainda mais o custo operacional de cada análise clínica.
Além desses detalhes, o tamanho da operação, a localidade da empresa e, até mesmo, a gama de exames ofertados pode mudar bastante o faturamento. Cabe ao empreendedor observar as particularidades da sua região para fazer uma estimativa fidedigna com sua realidade. Entender mais sobre esses pontos também pode facilitar a criação da empresa e, até mesmo, seu posicionamento de mercado em curto, médio e longo prazos.
Recomenda-se que essa fase inicial de pesquisa de mercado seja um dos pontos fundamentais do seu plano de negócios. Analisando a demanda com os serviços que você pode oferecer é a maneira mais realista de saber qual o lucro de um laboratório de análises clínicas. Por isso, não deixe de fazer sua pesquisa e procure ao máximo preencher as lacunas de mercado que forem notadas. Estudar campanhas de conscientização pode ser um bom primeiro passo para entender mais sua região e os principais exames procurados pela população local.
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