Todo gestor precisa se preocupar com a organização das finanças, visando o controle do faturamento e o aumento dos lucros. O software de laboratório é um parceiro nessa empreitada, já que traz consigo uma gama de vantagens e recursos que podem ajudar quem direciona o negócio.
Sendo assim, veremos hoje como um sistema para clínica atua na área financeira, explicando como a gestão é beneficiada por essa ferramenta. Que tal potencializar os seus conhecimentos e buscar mais competitividade para o laboratório? Continue conosco nessa leitura e entenda a relação!
Como o software de laboratório funciona na área financeira?
Faturamento é a soma da venda dos serviços dentro de um determinado período. Esse dado é fundamental para que a gestão consiga obter informação suficiente para analisar o desempenho comercial do laboratório, principalmente quando essa análise é feita de forma segmentada.
Imagine então ter que reunir todas as notas fiscais emitidas, somar manualmente e separá-las por campanha, datas ou qualquer outro critério que você deseja adotar. Trabalhoso, concorda? Além de ser oneroso, fazendo dessa forma, a chance de erro nos registros é enorme. Veja, a seguir, alguns benefícios de adotar um software para laboratório na área financeira.
Centralização dos dados e informações
Quando você usa um sistema de laboratório tem também todos os dados centralizados, ou seja, registrados em um mesmo banco. Assim, não corre o risco de que informações sejam perdidas ou alteradas sem que a atualização seja conhecida por todos.
Com as movimentações integradas — faturamento e caixa —, todas as entradas são devidamente salvas em sistema, bem como as saídas, dando uma visão panorâmica das fontes e aplicações de recursos da clínica.
Você pode definir uma data, campanha ou serviço específico para visualização, já que o sistema dá essa possibilidade de rastreio por meio de poucos cliques: agilidade e segurança para os registros financeiros do laboratório.
Criação de relatórios para análise
Quais são os pontos altos do faturamento? O quanto isso realmente dá lucro? Quais são os custos e despesas que podem ser melhor gerenciados? Para obter essas respostas, a gestão financeira precisa agrupar dados para criar relatórios que são fundamentais para orientar a estratégia.
O sistema, na verdade, automatiza a captura desses dados, dando a possibilidade de você segmentar como quiser, a fim de gerar gráficos e outras formas de análise. A partir daí, você tem outra dinâmica para contemplar e trabalhar as informações. Isso gera um diferencial competitivo para a sua tomada de decisão.
Apoio na tomada de decisão
Veja um resumo das funcionalidades que você obtém quando utiliza um software especializado em laboratórios de análises clínicas:
- gestão de fluxo de caixa — contas a pagar a receber em formato de calendário mostrando entradas e saídas;
- lançamento das notas fiscais com exportação automática tanto para contas a pagar quanto para estoque;
- controle dos custos dos exames por meio da identificação de centro de custos;
- controle de custos e produção em tempo real (por setor ou por unidade); demonstrativos de competência e resultados;
- visualização da margem de contribuição por convênio, além do ponto de equilíbrio das atividades;
- acompanhamento de receitas e despesas por meio de gráficos intuitivos.
Se você tem todos esses dados e informações disponíveis e de fácil interpretação, fica muito mais simples analisar e tomar decisões financeiras, concorda? Para obter esse controle, é preciso adotar um software de laboratório que entregue essa proposta de valor para a gestão.
Nós temos a resposta para você: entre em contato conosco, faça um teste do sistema do Unilab, desfrute de todas as vantagens e alavanque a atuação da seu laboratório!