Em qualquer negócio, é preciso investir em qualidade, produtividade e otimização de serviços para atrair novos clientes e fidelizar os clientes antigos. No laboratório, isso não é diferente — embora sejam necessárias mudanças específicas relacionadas ao ramo.
Assim, por meio de pequenas alterações na interação do paciente com o laboratório, é possível melhorar o atendimento aos pacientes e ofertar exames de alta qualidade, com resultados emitidos de forma rápida e eficiente.
Quer descobrir 4 tipos de serviços você deve incluir no seu laboratório para conquistar tudo isso? Confira aqui!
Agendamento on-line
Na era da tecnologia, trabalhar somente com filas por ordem de chegada pode não ser tão interessante, principalmente para um público mais seleto que estaria disposto até a pagar um pouco a mais por um atendimento diferenciado. Os pacientes esperam e exigem mais agilidade, flexibilidade e praticidade. Pensando nisso trabalhar com horários agendados pode ser uma opção interessante.
Com toda a modernidade atual, o paciente pode acessar um website ou aplicativo de agenda e visualizar todos os horários vagos para atendimento, escolhendo o mais conveniente para ele, sem muitas dificuldades. Todo o processo gasta apenas alguns segundos para se completar e já deixa programado automaticamente o envio de mensagens de texto SMS ou e-mails de lembrete para que o paciente não se esqueça do horário de atendimento e acabe faltando.
Atendimento humanizado
A humanização das relações interpessoais pode parecer um conceito bobo e até redundante, mas o termo foi criado para estimular o respeito e a compreensão, quesitos essenciais na relação entre o paciente e a equipe de saúde.
No laboratório, isso vai desde a capacitação dos funcionários — para oferecer um atendimento cordial da recepção do paciente à entrega do resultado dos exames — até evitar atrasos no atendimento agendado, por exemplo.
Resultados de exame rápidos e on-line
Outra ferramenta tecnológica que deixa os pacientes mais satisfeitos com os serviços do laboratório é a entrega de resultados de exame on-line. Com esse serviço, o paciente não tem que se deslocar novamente ao laboratório só para buscar os resultados e acaba acessando essas informações muito mais rapidamente — podendo iniciar um tratamento e obter um desfecho clínico em menos tempo.
O sistema ainda traz diversas vantagens para o laboratório: evita que a recepção fique cheia de pessoas que desejam apenas receber resultados, reduz os gastos com impressão e papel, reduz a sobrecarga de trabalho das recepcionistas e reduz o espaço gasto com armazenamento — já que agora tudo pode ficar salvo como um arquivo digital e apenas alguns exames serão impressos.
Histórico eletrônico
Com o agendamento e a entrega de resultados on-line, ainda é possível manter um histórico eletrônico com todos os exames já realizados pelo paciente no laboratório. Isso estimula o paciente a realizar os exames sempre no mesmo lugar e dá a ele um sistema de backup caso perca os resultados impressos — já que, muitas vezes, o acompanhamento de exames ao longo dos anos é essencial para o diagnóstico e o tratamento de doenças.
O que você achou desses serviços? Você já oferece eles no seu laboratório? Entre em contato com a equipe Unilab e descubra como tornar tudo isso uma realidade.