Tornar qualquer empreendimento mais atrativo para o público-alvo é um dos grandes desafios dos tempos modernos. Com uma geração de clientes cada mais exigente e menos fiel, melhorar a experiência de consumo pode ser uma estratégia importantíssima para quem quer se diferenciar e conseguir bons resultados no seu segmento.
Apesar de parecer um tema complexo, é possível, por meio de atitudes relativamente simples, oferecer para os consumidores uma relação diferenciada e, dessa forma, aumentar o faturamento do laboratório por meio de estratégias voltadas para a agregação de valor.
Você tem tomado as atitudes certas para tornar seu negócio mais atrativo? Acompanhe agora nossas dicas para conseguir fazer isso da melhor maneira.
Acerte na identidade visual
A importância da identidade visual já não é nenhuma novidade em termos de estratégia de marketing, mas vale ressaltar sua importância. Afinal, uma marca forte cria impacto positivo quase automaticamente e gera bons frutos. É essencial que você incorpore valor ao design e lembre-se que as ideias simples são as que atingem com mais facilidade o seu objetivo. Procure investir em tonalidades que tenham a ver com seu ramo de atividade e passem uma sensação de asseio e limpeza. O ideal é contar com ajuda profissional — designers ou empresas do ramo, que tenham experiência na criação de logotipos e identidades visuais para empreendimentos de saúde.
A primeira impressão é a que fica
Causar uma boa impressão é fundamental para que este possível cliente venha efetivamente contratar seus serviços. Além de possuir uma boa marca, que seja moderna e transmita valor é preciso confeccionar um cartão de visitas adequado e outros materias de divulgação, que seja compatível com a identidade visual do empreendimento e tenha informações básicas como telefone, e-mail e horário de funcionamento. Em tempos onde a internet é parte presente da vida de quase todas as pessoas, um site bem construído é essencial e aqui, novamente, uma ajuda profissional é imprescindível. Um perfil da empresa nas mídias sociais também pode ser útil, pois confere um ar de modernidade e aproxima o laboratório de seus clientes.
Acerte na estrutura do laboratório
Para construir valor na relação com o cliente, a estrutura física é um fator determinante. Não adianta você caprichar em todas as áreas se a experiência efetiva do seu consumidor com o laboratório for ruim. É preciso investir em uma fachada elegante, que faça com que as pessoas confiem em seu negócio quando estiverem de frente para a entrada (lembre-se, tudo deve ser coerente com a identidade visual proposta). A qualidade no interior também é essencial: as cadeiras precisam ser confortáveis, o ar-condicionado deve dar conta do recado e é essencial contar com uma bom aparelho de televisão e revistas para leitura na sala de espera.
Construa um atendimento perfeito
O atendimento também precisa ser alvo de constante aperfeiçoamento. O consumidor de hoje, tão exigente, não hesitará em mudar de laboratório caso a experiência dele não seja satisfatória. Se o cliente já chegou até aqui, não permita que ele escape. Procure treinar bem seus funcionários para que eles sejam velozes no atendimento. Afinal, nos dias de hoje todo mundo tem pressa. A cordialidade e a educação também devem ser um predicado marcante para sua equipe. Outro ponto a ser considerado é a melhoria da condição dos documentos que são entregues ao paciente, tais como o protocolo de atendimento e os laudos. Lembre-se que estes documentos são a materialização dos seus serviços e isso pode ser determinante para percepção de valor pelo paciente. Impressoras mais modernas e papel de alta qualidade podem ser um bom diferencial.
Utilize recursos para agregar valor ao serviço
Utilizar a tecnologia para se diferenciar da concorrência é uma ótima ideia para um laboratório. E isso pode ser feito com o auxílio de recursos simples, mas que agregam bastante valor aos serviços prestados. É interessante, por exemplo, usar SMS para o envio de resultados. Você também pode disponibilizar laudos para smartphones e utilizar um aplicativo para controle do tempo de espera e atendimento dos pacientes. Isso melhora a visão do empreendimento no mercado e, definitivamente, atrai mais clientes a curto, médio e longo prazo.
Essas dicas simples podem ser exatamente o que faltava para conduzir seu negócio ao sucesso. Você tem investido para tornar seu laboratório mais atrativo? Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe conosco nos comentários.