Embora um tanto quanto recente, a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, finalmente deu as caras em nossa legislação para proteger as pessoas contra vazamentos de suas informações pessoais. Em tempo de consumo desenfreado de mídias sociais e demais plataformas onlines, viu-se a necessidade de regulamentar algo que já vinha se mostrando um grande problema, a venda e o compartilhamento de dados ilegalmente.
⠀
Nos últimos 2 anos vimos alguns problemas relacionados a vazamento de dados em períodos eleitorais nos Estados Unidos, algo que levou a discussão a um nível bem preocupante. Para se ter uma noção do quão problemático foi a situação, houve um processo na corte do país contra Mark Zuckerberg, proprietário e criador do Facebook, por fornecimento de informações indevidamente para uma empresa que trabalhava em prol de Donald Trump.
⠀
Tal problemática levantou sérios questionamentos relacionados à privacidade de nossas informações e principalmente sobre os termos de uso destas plataformas que abrem brechas para que nossos dados possam ser vendidos de uma empresa para outra. É assim que, de alguma forma, seu número de telefone acaba parando em alguma empresa de telemarketing e você recebe constantes ligações perturbando a sua paz.
⠀
Mas o que isso tem a ver com o seu laboratório?
⠀
TUDO!
⠀
Quando falamos de dados das pessoas, principalmente em serviços que exigem documentação para fins de entrega de resultados e relatórios, é interessante considerar alguns pontos para garantir as boas práticas de proteção de dados. Seguem alguns exemplos a serem seguidos:
⠀
-
Inserir informes a respeito da LGPD em contrato ou termos de prestação de serviço;
-
Desenvolver uma organização e protocolização de trabalho;
-
Garantir a proteção dos dados através de um sistema operacional seguro.
⠀
A lei recentemente afirmada vem como uma importante ferramenta de defesa dos direitos do consumidor, mas também de alguma forma garantir que a privacidade seja preservada de alguma forma, afinal, nossos dados pessoais são exigidos em diversos tipos de serviços, principalmente para exames laboratoriais.
⠀
Muitas informações relevantes são utilizadas para agendamento e protocolo de exames dos pacientes e demais clientes, é necessário que o seu laboratório conte com um sistema que seja 100% seguro.
⠀
Atualmente, o vazamento de dados pode não estar ligado 100% diretamente ao fato da empresa que os recolhe realizarem mau uso do que possuem. Infelizmente, os hackers ainda existem e podem executar o trabalho de roubo de informações, e é por isso que é importante contar com um sistema íntegro e que protegerá todos os dados inseridos nele.
⠀
Outro ponto que deve ser considerado além da implementação de um parágrafo em contrato ou informes a respeito do cumprimento da LGPD, é a responsabilização em casos de vazamentos. Além de transcender o compromisso com as pessoas afetadas, demonstra também uma qualidade que muitos esperam dos processos de uma empresa, a transparência.
⠀
Vivemos em uma época onde a automação onde os dados possuem um grande valor.
⠀
Não é à toa que diversas empresas, como Google e Spotify, investem cada vez mais em desenvolvimento de ferramentas e algoritmos que consigam captar e gerar verdadeiros bancos de dados inteligentemente e legais.
⠀
É assim que essas empresas entendem melhor seus usuários e conseguem desenvolver produtos e serviços muito mais personalizados e com grandes chances de mantê-los fidelizados à marca, algo que você também pode realizar por pesquisas com a sua base interna.