A gestão de laboratórios precisa estar baseada na imagem duradoura que se deseja construir do negócio diante dos pacientes. Alguns pontos centrais podem ser refletidos na busca por um atendimento mais humanizado, com auxílio de técnicas que façam o paciente sentir-se bem atendido, voltando para realizar procedimentos em outras ocasiões.
Neste post, reunimos algumas informações sobre o que os pacientes esperam de uma gestão de laboratórios. Confira!
Redução do tempo de espera
A sensação de ansiedade quando se espera por um atendimento é bastante comum. Quando se busca por serviços laboratoriais, essa sensação pode ser ainda maior por envolver saúde e bem-estar. Por isso, vale a pena investir em algumas medidas para tentar tornar a espera menos cansativa e trazer uma sensação maior de conforto ao paciente.
Se a espera for inevitável por conta de um contingente excepcional de pacientes, oferecer um ambiente agradável, limpo e bem iluminado já ajuda a torná-la menos embaraçosa. Caso seja uma situação excepcional, dar uma explicação plausível a quem aguarda pode diminuir a chance de atritos e passar também uma ideia de atenção com aquele que chega ao laboratório.
Boa educação no atendimento
O contato inicial do novo paciente com o funcionário que o recebe é o mais importante. Ali, o estabelecimento formará sua primeira imagem, que irá impactar de forma significativa na decisão do paciente em retornar ou não. Por isso, é preciso focar no básico: bons modos e vontade de colaborar são essenciais.
Atitudes grosseiras afastam e inibem o contato, sendo necessário um ambiente humanizado, de respeito, no qual o funcionário esteja preparado para atender às demandas do paciente, prestando atenção ao tom que seja ideal para a situação. A dose entre a formalidade e a informalidade dependerá da situação, do perfil do paciente e do público-alvo que se deseja atingir.
Credibilidade: construção constante na gestão de laboratórios
A ideia de credibilidade acompanha qualquer processo de melhoria em gestão. Por ser um conceito maleável e com fatores múltiplos que o constroem, deve-se entender que a possibilidade de um laboratório perder sua imagem idônea está no horizonte, caso discurso e prática não estejam em sintonia.
Buscar a confiança do paciente é um processo constante, que necessita seguir diretrizes claras na gestão de laboratórios e levar a equipe a uma voz comum, que envolva todos as questões já comentadas acima. Além disso, deve existir o desejo genuíno de prestar um serviço qualificado e de alta qualidade para um consumidor exigente.
Por se tratar de um ambiente em que as pessoas estão sensibilizadas em função de um possível problema de saúde, o laboratório deve apresentar condições para que os pacientes se sintam confortáveis, sejam bem atendidos e possam confiar no trabalho desenvolvido pelos profissionais. Dessa forma, uma boa gestão de laboratórios deve alinhar todos os quesitos citados acima.
Agora que você já sabe mais sobre o que uma gestão de laboratórios deve levar em consideração para o bom atendimento dos pacientes, que tal deixar um comentário contando a sua experiência no assunto? Participe da discussão!