A palavra automação tradicionalmente é associada a indústrias. No entanto, hoje em dia, é possível ver que o termo se aplica aos mais diversos setores do mercado. Na área da saúde, por exemplo, temos a automação laboratorial, a qual consiste na utilização de recursos tecnológicos para obter resultados mais eficientes.
Esse tipo de automação, por exemplo, permite melhorar a capacidade produtiva das equipes. Também consegue reduzir custos e aumentar o nível de precisão dos resultados. Com a automação, tudo fica mais rápido e eficiente.
Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça 4 benefícios da automação laboratorial!
1. Agilidade
Uma das vantagens de adotar automação laboratorial, sem sombra de dúvidas, é a agilidade. Isso porque, ao trabalhar com sistema automatizado, passa a ser possível reduzir os prazos de entrega de tarefas que geralmente eram feitas de maneira manual.
Por exemplo, o tempo gasto para preencher um formulário pelo colaborador pode ser reduzido quando o próprio sistema preenche as informações já presentes no banco de dados. Com isso, o laboratório consegue agilizar bastante os prazos de emissão de documentos, como laudos e relatórios.
2. Redução de custos
Dado o atual contexto de crise, qualquer empreendimento precisa reduzir custos. Isso vale, inclusive, para os laboratórios. Uma solução para isso é a utilização da automação laboratorial. Esse tipo de tecnologia ajuda a diminuir bastante os custos gerais do laboratório.
Por exemplo, é possível reduzir as equipes de trabalhos, já que os sistemas computacionais conseguem resolver algumas das muitas tarefas que deveriam ser desempenhadas por mais de uma pessoa.
Outra característica na redução de custos é a diminuição do uso de materiais, como recipientes de coleta e reagentes. Isso porque, com a automação laboratorial, torna-se viável trabalhar com dados mais precisos e, com isso, utilizar materiais de maneira mais racional e definida.
3. Confiabilidade
A automação laboratorial também permite uma melhor comunicação entre as diversas equipes do laboratório. Dessa maneira, é possível ter maior confiabilidade no resultado final. Isso porque os colaboradores se sentem mais integrados com as metas e objetivos do laboratório e, com isso, trabalham de maneira eficiente para oferecer um serviço de excelência.
Essas características são facilmente notadas quando o laboratório utiliza a automação laboratorial como forma de controle e acompanhamento das tarefas e o cumprimento de normas que garantem a confiabilidade dos resultados.
4. Precisão
Toda atividade que envolve a ação humana está vulnerável a erros. Para algumas situações, esses erros podem ser mais tolerados do que em outras. No caso de laboratório, os erros humanos devem ser consideravelmente diminuídos, pois, dada a natureza do trabalho, é preciso ter maior precisão nos resultados.
Com a automação laboratorial, essa precisão pode ser alcançada. Esse tipo de tecnologia permite automatizar equipamentos e a coleta de dados, fazendo com que as ações sejam mais precisas. Além disso, com a elaboração de relatórios concisos, vai ser possível para o gestor do laboratório realizar uma melhor interpretação e ter maior precisão na tomada de decisões.
Essas foram algumas informações sobre automação laboratorial. Lembrando que, ao decidir por introduzir novas tecnologias de laboratório, é importante buscar a consultoria de uma empresa especializada. Assim, vai ser possível encontrar as alternativas que de fato surtirão efeito na gestão do laboratório.
Quer conhecer uma empresa que pode te ajudar na eficiência do seu laboratório? Entre em contato conosco!