A tecnologia muda constantemente a forma como a gestão de empresas acontece. No segmento da saúde, inclusive, ela é o motor que impulsiona as mudanças e novas descobertas. E a automação laboratorial, que está incluída aí, veio para ficar. Ela facilita os procedimentos cotidianos e dá maior segurança a todos os envolvidos nas atividades, desde o alto escalão até o operacional.
Automatizar traz diversas vantagens, e é sobre elas que vamos falar hoje, demonstrando como esse panorama colabora para o crescimento do laboratório. Quer se inteirar sobre o assunto? Venha conosco e fique por dentro!
Redução de erros e retrabalho
Um dos principais aspectos positivos de automatizar processos no laboratório é criar uma rotina de trabalho baseada no mapeamento das atividades. Os procedimentos recebem uma nova roupagem, já que os colaboradores não precisam gastar tempo e energia em tarefas repetitivas e que não agregam valor à organização.
Com a automatização, a produtividade aumenta, e os erros são evitados, já que o sistema não se equivoca em lançamentos, não duplica informações nem comete outros deslizes do tipo. Isso também evita o gasto de recursos como tempo, materiais e dinheiro, que seriam direcionados ao retrabalho.
Melhor integração entre os setores
O fluxo de trabalho — antes, durante e depois da análise — não pode ser confuso. Todos os passos precisam ser devidamente executados por seus responsáveis, e a comunicação tem que ser eficiente entre essas diferentes áreas de trabalho. Já que uma ação impacta diretamente a atividade de outro, o sistema se torna o ponto de organização e dá uma visualização dinâmica desse fluxo.
A automatização atua integrando os setores, já que mantém todas as informações centralizadas e atualiza os dados em tempo real para todos os envolvidos nos procedimentos. Questões acerca do abastecimento de estoque também são contempladas, sem falar na integração com o setor financeiro, que facilita muito a vida da gestão.
Redução de custos garantida
A economia de recursos com a automação do laboratório é outro fator muito relevante. Primeiro, os custos com pessoal são otimizados, pois, com a redução do retrabalho, não há necessidade de tantos agentes no processo. Os gastos com materiais — como aqueles destinados à impressão — também são cortados.
Os desperdícios no estoque praticamente são extintos, já que um sistema automatizado regula tudo e mantém os níveis sob controle, dentro de limites mínimos e máximos. Compras, datas de vencimentos, quantidade de usos por período: você vai ter fácil acesso a todas essas informações e pode melhorar sua tomada de decisão, já que terá dados seguros para se embasar.
A comunicação também se beneficia, pois o sistema automatiza o contato com o cliente, dando acesso aos resultados e outras informações pertinentes. A partir do cadastro, o software se encarrega de demandar os dados necessários em cada etapa da análise, sem a necessidade de um colaborador operando.
Alinhamento da gestão financeira
Com todos os setores integrados, o benefício da automação na clínica já começa na recepção, no momento de cadastramento. Da mesma forma, as informações financeiras também são lançadas — cada qual para seu setor de interesse —, além de o sistema funcionar para comunicar clientes também acerca desse assunto.
Com esse controle de contas, a redução de custos é um benefício garantido. Além disso, a tomada de decisão se torna muito objetiva, e o atendimento é aprimorado continuamente por meio de colaboradores produtivos. Assim, a satisfação do cliente acaba sendo um benefício direto da automação.
Como você pode ver, a automação laboratorial traz inúmeros benefícios de ponta a ponta, o que contribui para entregas extremamente eficientes, e consolida o nome do laboratório no mercado. Esse é, portanto, o caminho para o destaque e crescimento de mercado.
Gostou de saber mais a respeito do assunto? Compartilhe este texto em suas redes sociais e troque uma ideia sobre os benefícios da inovação com seus contatos profissionais na área da saúde!