Está pensando em abrir um laboratório de análises clínicas? Veja como avaliar o mercado para saber se vale a pena ou não investir!
O setor privado de saúde está em expansão. A falta de investimentos públicos está levando empresas e pessoas físicas a procurarem planos de saúde como uma forma de precaução no caso de emergências médicas.
Acredita-se que hoje sejam em torno de 51 milhões de usuários de planos de saúde no país e cerca de 17 mil laboratórios, algo em torno de 3 mil usuários de plano de saúde para cada laboratório, há ainda que se considerar neste mercado os pacientes que realizam procedimentos médicos particulares, sem nenhum tipo de convênio.
Cidades de grande porte, no entanto, apresentam uma concorrência muito mais acirrada no que diz respeito a laboratórios clínicos, então, uma opção interessante é olhar e pesquisar cidades de médio e pequeno porte.
Para iniciar uma pesquisa de mercado a fim de verificar a viabilidade mercadológica de um laboratório de análises clínicas requer uma primeira observação de caráter geral.
Tente pensar na cidade que deseja atuar e responder inicialmente as seguintes perguntas:
- Qual o número de moradores? E de médicos?
- Há alguma cidade pólo no entorno (até 50km) que atraia esses moradores?
- Há algum concorrente estabelecido na cidade?
- Há planos de saúde ou planos assistenciais que possam ser parceiros?
- Há grandes empresas que podem oferecer ou oferecem planos de saúde a seus funcionários?
- Há hospitais privados ou clínicas de médio ou grande porte?
Uma resposta aparentemente negativa não é, necessariamente, sinal de fracasso. Por exemplo: Se há uma cidade pólo, que atrai os moradores para realizar consultas nela, não quer dizer que necessariamente os pacientes que se deslocam para uma consulta estão dispostos também a se deslocar para realizar exames, principalmente aqueles que precisam ser feitos em jejum ou requerem coleta e transporte de material. Se o número de moradores for relevante, e eles possuírem planos de saúde ou assistencial, o mercado pode ser interessante.
Neste caso, passemos a segunda fase de perguntas:
- Onde esses pacientes realizam seus exames hoje?
- Eles estão satisfeitos com o atendimento?
- Há sobrecarga e grandes filas de espera?
Não podemos esquecer que há muitas oportunidades no mercado de saúde. Veja uma situação que se torna cada vez mais comum: o paciente tem plano de saúde, mas o número de médicos que atendem pelo plano está diminuindo e as filas para agendar uma consulta estão se tornando grandes demais, ou o médico de confiança deixou o plano. Alguns pacientes ao se verem numa situação como esta optam por deixarem seus planos de saúde, passando ao atendimento particular.
Aí está uma ótima oportunidade para um laboratório de análises clínicas que utiliza como estratégia desenvolver parcerias com médicos, clínicas e até mesmo planos especiais.
Antes de investir converse com os moradores, ouça médicos, fale com enfermeiros e veja quais são as principais demandas. Não se esqueça que as pessoas estão cada vez com mais pressa, e buscando cada dia mais comodidade, em grandes centros o atendimento domiciliar e até mesmo centros de coleta em shoppings estão se tornando diferenciais. Pense nisso e não se esqueça de buscar sempre a eficiência e satisfação dos seus pacientes!