Encontrar profissionais qualificados e que tenham um bom desempenho no negócio é o objetivo de todo recrutador ou dono de empresa, não é mesmo? No caso de uma recepcionista essa preocupação também deve ser levada em conta, além disso, geralmente essa profissional é responsável pelo primeiro contato do cliente com o laboratório. Por isso é fundamental ter uma recepcionista bem preparada para prestar um atendimento de qualidade.
Afinal, dificilmente os clientes indicam um serviço quando não são bem atendidos. Para ajudá-lo a encontrar a recepcionista ideal para o seu laboratório separamos alguns pontos que devem ser levados em conta na busca por essa profissional:
Características de uma boa recepcionista
Para recepcionar bem os clientes primeiro é preciso ser cordial. Ter a capacidade de atender bem o cliente e se empenhar para solucionar as dúvidas dele. Outras características importantes são: paciência, educação, ética e postura profissional, facilidade em lidar com o público, organização e saber informática já que o computador é uma ferramenta estratégica para a função. Além disso, uma recepcionista precisa ter um bom português e não utilizar gírias. Uma comunicação eficaz é essencial para o relacionamento com o público, além de falar corretamente é preciso saber se comunicar de forma clara e objetiva.
Lidando com conflitos
Outro ponto muito importante é saber lidar com conflitos. Como sabemos, imprevistos podem ocorrer, tais como atraso no atendimento e problemas com liberação de convênio, por exemplo. Como o cliente espera agilidade no atendimento nesses casos ele pode ficar irritado e demonstrar impaciência, sendo assim é preciso saber ouvi-lo e esclarecer as causas da situação para não prejudicar a imagem do laboratório.
Como realizar a seleção
Sabendo as características necessárias para uma boa recepcionista é hora de receber currículos, avaliá-los e realizar a seleção. Formação e experiências anteriores são extremamente importantes, você pode inclusive falar com antigos empregadores para ter referência sobre a postura profissional da candidata. No entanto, esses não devem ser os únicos itens a serem levados em consideração. Como falamos acima a profissional precisa ter algumas características para lidar bem com o público. Portanto leve em conta a postura e personalidade das candidatas no momento da entrevista e veja qual se adéqua melhor aos valores e a forma de trabalho do seu laboratório. Talvez a candidata não tenha tanta experiência no ramo, mas com treinamento pode se tornar a recepcionista ideal.
A recepcionista é a primeira pessoa com a qual o cliente tem contato. É necessário buscar qualidade no atendimento realizado na recepção, porque essa será a primeira impressão do público podendo ser positiva ou não dependendo dele. Sendo assim é importante contratar uma boa recepcionista, e para isso ela precisa saber lidar bem com o público e estar alinhada com os valores da empresa. Além disso, investir em treinamento para os funcionários e tecnologia também pode contribuir para um bom atendimento no seu laboratório.
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