Qualquer administração que deseje mais praticidade deve pensar no fator inovação e na tecnologia como parceiros imprescindíveis. Nos laboratórios de análises laboratoriais, essa máxima continua válida. É nesse cenário que o sistema de gestão para laboratórios aparece.
Adequar-se às novas realidades do mercado é importante, sempre tirando vantagens competitivas delas. Pensando nisso, neste post, vamos falar sobre como um software especializado pode colaborar para o trabalho de quem toma as decisões e gerencia o laboratório. Continue a leitura e confira!
Identificação de falhas nos processos
O mapeamento dos procedimentos é imprescindível para qualquer etapa da análise clínica. Com os processos passando de área em área, pode ser difícil obter o controle de todas as variáveis. É comum que o trabalho seja oneroso, mas que a causa não seja tão simplesmente identificada.
Nesse sentido, o sistema de gestão funciona como um esquema, que vai acompanhando as etapas e checando o desempenho de cada uma delas. Uma vez que você consegue saber em qual ponto exatamente o processo falhou, tem poder para reverter o quadro errôneo e aprimorar o procedimento, melhorando constantemente.
Redução de custos operacionais
A lógica por trás da diminuição de erros e retrabalhos citada no tópico acima pode ser aplicada no que diz respeito à redução de custos operacionais. Primeiramente, o sistema automatiza tarefas, tornando todos os processos ágeis. Depois, ele aniquila o risco de erros manuais serem cometidos.
Além disso, ao controlar materiais e o estoque, mecanizando a comunicação — sempre de forma humanizada —, o software é capaz de eliminar os excessos e não permitir a aplicação de recursos a mais do que se deve. Os níveis de abastecimento, por exemplo, ficam alinhados, pois o próprio sistema avisa quando há necessidade.
Centralização das informações
O custo da comunicação (seja via telefone, seja papéis, tintas e tempo para impressão e informação dos resultados) também é reduzido quando há um software de gestão operando. Ao integrar os setores, ele torna a troca de dados eficiente, fazendo com que todos tenham as mesmas informações disponíveis.
Quando o cadastro ocorre na recepção, o cliente já é acompanhado, bem como os procedimentos. Um pagamento é enviado para a área financeira, uma coleta sinaliza para a equipe de análise — tudo no mesmo local e centralizado. Esse é um diferencial para quem faz a gestão, pois é fundamental poder acompanhar tudo com dinamismo.
Facilidade na análise de resultados
Com os dados agrupados e essa visualização dinâmica, a direção consegue observar com mais efetividade tudo o que acontece no laboratório. Sendo assim, os resultados podem ser acompanhados mais de perto.
Você possui uma ferramenta que auxilia nesse controle, podendo acessar e constatar as aplicações e destinos de recursos.
Apoio para o crescimento do laboratório
Um ponto indispensável quando o assunto é sistema de gestão para laboratórios: o suporte que você recebe ao contar com uma equipe especialista no seu negócio, desenvolvendo soluções específicas para o laboratório. Com expertise, a gestão pode compartilhar os maiores desafios e ser orientada rumo ao crescimento e sucesso.
Como vimos, contar com um sistema de gestão para laboratórios é fundamental ao administrar um laboratório de análises laboratoriais, pois ele vai ajudá-lo a identificar falhas, reduzir custos e centralizar informações, visando não apenas a facilidade logística, mas também o melhor atendimento ao cliente.
Pensando em todos esses benefícios, você deve estar se imaginando em um cenário ideal de apoio, certo? Então, entre em contato conosco, solicite uma demonstração gratuita e adentre esse novo mundo!