O treinamento de funcionários não é apenas uma ação que visa reciclar os profissionais e oferecer um benefício a eles. Na verdade, quando a empresa tem uma cultura de desenvolvimento de capital humano, os resultados aparecem, pois quem sustenta os serviços prestados tem plena capacidade de entregar alta qualidade.
Além de ser um excelente método de reter talentos, investir em capacitação garante que o negócio seja bem posicionado, interna e externamente, tanto no mercado competitivo quanto com o consumidor.
Neste artigo, separamos os principais fatores que entregam essa vantagem. Quer saber quais são eles? Veja, a seguir!
Aplicação eficiente de recursos
Quantas vezes a gestão vê a necessidade de cortar custos e intensificar resultados sem saber exatamente como tornar isso real? É preciso medir o impacto das ações e provar que as aplicações foram bem-sucedidas para assim conseguir tomar boas decisões e rumar o trabalho ao sucesso.
Quando o assunto é treinamento de funcionários, a liderança consegue mensurar quais pontos foram trabalhados e acompanhar onde, pontualmente, isso fez ou não fez diferença e em qual escala. Informação é sinônimo de poder quando falamos em gestão.
A ideia é fazer um mapeamento para achar pontos de correção e aplicar o treinamento para corrigir e/ou melhorar. Ao alinhar o desenvolvimento, os recursos são bem destinados, já que isso otimiza as tarefas e incentiva competências que tornam os colaboradores mais eficientes.
Alta produtividade da equipe
Falando em eficiência da equipe, como podemos ignorar que o diferencial do investimento em desenvolvimento começa em cada profissional? Uma vez que há direcionamento, a equipe sabe sua função e consegue trabalhar de forma integrada e sistêmica. É muito difícil acertar quando você não sabe o que ou como fazer.
O treinamento traz consciência de funções e sistemas. O padrão de qualidade exigido para atuar no laboratório, as normas, o ritmo que a direção deseja para o time, as atribuições específicas de cada etapa da análise clínica, o uso de tecnologias em função da boa organização, enfim, tudo é consolidado por meio da capacitação.
Alinhamento da cultura da empresa
Quais são os princípios e valores do laboratório? Isso não pode ficar apenas nos dizeres institucionais da empresa. A linha de frente precisa apresentar os serviços e agir cotidianamente, desempenhando os processos, de forma que o propósito apareça e seja o norte de tudo que é realizado.
A razão de ser do laboratório deve ser a essência do trabalho de cada colaborador. Lembre-se de que todos os procedimentos são partes que se complementam para cumprir as diretrizes estratégicas e entregar o produto final ao paciente. O treinamento é poderoso, pois ele orienta a equipe, plantando e alimentando essa semente acerca do propósito.
Manutenção do bom clima organizacional
Treinamentos são ocasiões nas quais existe a possibilidade de trabalhar a interação entre os colaboradores. Além de expressar o cuidado do laboratório em manter todos alinhados e falando a mesma língua, o bem-estar do time de trabalho, o feedback sobre as condições do dia a dia, entre outros pontos de preocupação podem ser abordados.
Tudo vai depender do objetivo do treinamento de funcionários. Vale a pena enfatizar que investir em desenvolvimento mantém o clima organizacional em alta. Todos interagem e sabem que a empresa se importa com eles. A comunicação entre lideranças e a equipe também é edificada de maneira saudável. Assim, todos saem ganhando.
Treinamentos são aplicáveis desde que os colaboradores sejam admitidos no laboratório, construindo uma formação de sucesso. Por isso, os processos de recrutamento e seleção devem ser pensados em sintonia, ok? Temos um material exclusivo sobre recrutamento e seleção na área de saúde: acesse e fique por dentro!