Após efetuar consultas médicas frequentemente, é preciso realizar uma bateria de exames, visto que as análises laboratoriais complementam a avaliação clínica. No entanto, a realização desses exames laboratoriais ocasiona algumas dúvidas e equívocos tanto de pacientes quanto aos profissionais de saúde.
Nesse processo de realização desses exames laboratoriais são frequentes dúvidas a respeito da veracidade, o preparo correto para realização, entre outras. Para esclarecer possíveis questionamentos, foi elaborada uma relação de mitos e verdades sobre exames laboratoriais pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial (SBPC/ML).
Neste artigo você vai conferir os principais deles, além de entender a importância de conhecê-los para manter a saúde em dia. Acompanhe conosco!
Qual a importância de conhecer os mitos e verdade sobre os exames laboratoriais?
O cuidado com a saúde exige bons hábitos e muita informação. Normalmente, muito tem sido falado da suma importância dos exames laboratoriais para prevenção, diagnóstico e futuros tratamento de doenças. Portanto, é primordial conhecer o que é verdade ou mentira a respeito do assunto.
Assim, no processo de realização dos exames no laboratório todas as práticas devem ser bem avaliadas, de modo a selecionar o que é relevante ou o que pode ser desconsiderado, objetivando a qualidade e segurança.
Como dito, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial desenvolveu uma relação de mitos e verdades sobre os exames laboratoriais objetivando o esclarecimento de dúvidas e sanar enganos de pacientes e profissionais da saúde a respeito da realização dos exames e sobre a importância dos laboratórios de análise clínica na assistência à saúde.
Confira a seguir os principais.
Quais são os mitos a respeito desses exames?
Conheça alguns mitos referentes aos exames laboratoriais:
- Obrigatoriedade do jejum para realização de qualquer tipo de exame laboratorial;
- Os exames laboratoriais demonstram desperdícios dos gastos com a saúde;
- Exames laboratoriais são desnecessários para pessoas saudáveis;
- Os laboratórios clínicos exercem influência em relação à quantidade de exames requisitados pelos médicos;
- A realização dos exames laboratoriais é equivalente em todos os laboratórios de análise clínica.
Quais são as verdades a respeito dos exames laboratoriais?
Agora que conhece alguns mitos acerca dos exames, confira quais são as verdades:
- Nem todos os exames precisam de jejum, é possível dispensar o jejum para realizar diversos exames sem afetar seus resultados, por causa dos avanços da tecnologia e dos estudos na área da saúde. No entanto, deve ser ressaltado que alguns alimentos, exercícios e horários são possíveis causas para alterações nos resultados de vários exames;
- Os gastos com exames laboratoriais apresentam um percentual baixo do total de custos em saúde. Vale lembrar que por meio da análise dos resultados dos exames é possível que os médicos e profissionais da área tomem decisões quanto ao diagnóstico de doenças e tratamentos, sendo de fundamental importância;
- Os exames laboratoriais são de grande importância para a medicina preventiva, sendo primordiais para identificar fatores de risco e evitar doenças;
- Os laboratórios de análise clínica não exercem nenhuma influência de tomada de decisão médica em relação à quantidade de exames a serem efetivados, visto que apenas realiza os procedimentos que constam na solicitação;
- Nem todos os laboratórios possuem certificação de qualidade. É preciso atentar-se aos processos e práticas que têm como finalidade garantir a segurança do paciente como controle de qualidade, diminuição de riscos operacionais e o uso de indicadores de qualidade.
Sendo assim, é de extrema importância conhecer os mitos e verdade sobre os exames laboratoriais para auxiliar na avaliação das práticas e processos no laboratório de análise clínica, visto que asseguram a qualidade do trabalho e a segurança do paciente na realização dos exames laboratoriais.
Gostou de conhecer os mitos e verdades a respeito dos exames laboratoriais? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar nossas atualizações. Estamos no Facebook, no Twitter e LinkedIn.