É chamado de gestão de pessoas o conjunto de práticas ou de políticas internas de uma organização que visa administrar os recursos humanos, potencializando a capacidade dos colaboradores e os mantendo engajados com os objetivos da empresa.
Não há um administrador de empresas que não se preocupe com a gestão de pessoas em seu estabelecimento e é por isso que no ramo dos laboratórios não poderia ser diferente. É comum que os proprietários ou gestores desse tipo de negócio apresentem dúvidas em relação a forma como devem administrar suas equipes.
Assim, elaboramos uma lista com 5 práticas essenciais para a gestão de pessoas no laboratório. Continue a leitura e saiba mais sobre isso.
Prepare-se para ser um bom líder
É comum que muitos funcionários peçam demissão de seus cargos pelo fato de não serem bem liderados. Ter um “chefe ruim” é algo que ninguém gosta e, por esse motivo, é um fator decisivo na hora em que uma pessoa recebe o convite para trabalhar em outro local. Para evitar esse tipo de situação, você precisa ser um bom líder e uma maneira de investir nesse aspecto é realizando cursos e participando de eventos na área.
Lembre-se que, mesmo que sua formação não seja na área de administração, você também pode exercer um papel de administrador. Assim, você deve estar sempre atento às novidades desse segmento.
Conheça a sua equipe
É importante que o gestor do laboratório conheça a sua equipe. Para isso, é necessário que o gestor saiba identificar os pontos fortes e os pontos fracos de cada colaborador e isso pode ser traçado já no momento das entrevistas para contratação.
Conhecendo as habilidades de cada um, o gestor poderá delegar melhor as tarefas, otimizando o tempo no ambiente de trabalho.
Promova reuniões de motivação
Uma pequena reunião no início do dia, falando com os colaboradores sobre os objetivos do laboratório para aquele dia e os resultados alcançados anteriormente pode servir como fator motivador para que os funcionários fiquem mais motivados a exercerem suas funções. Na reunião, também pode ser lida, diariamente, uma frase motivacional para o dia.
Invista na comunicação interna
O setor de recursos humanos não pode ser visto apenas como aquele responsável por questões burocráticas, como a emissão de folhas de pagamento. Hoje em dia, essa área também é a responsável pela comunicação interna das empresas e, para exercer essa função, é comum a contração de profissionais com experiência com comunicação, como jornalistas, relações públicas e publicitários.
Os profissionais da comunicação podem elaborar estratégias e produtos de comunicação interna como boletins para intranet, jornais internos, entre outros, para promover uma aproximação e um diálogo com os colaboradores.
Reconheça os bons colaboradores
Saiba reconhecer as boas ações realizadas pelos seus funcionários. Aquele velho ditado que diz para “elogiar em público e chamar atenção em particular” é muito válido em qualquer situação do meio empresarial.
Dessa forma, seus funcionários se sentirão valorizados e respeitados e também terão uma relação de maior confiança com você, para relatar qualquer problema ou situação irregular que possa estar acontecendo.
Agora que você já conhece as cinco práticas essenciais para gestão de pessoas no laboratório, ficou mais fácil gerenciar sua equipe, não é mesmo? Em caso de dúvida ou de querer compartilhar alguma situação conosco, deixe um comentário.