A gestão de processos é parte fundamental de qualquer operação, independentemente da área de atuação da empresa. No caso dos laboratórios de análises clínicas, esse fator ganha ainda mais importância: é o grau de controle que vai garantir a credibilidade do trabalho e a entrega de resultados.
Quando há um bom gerenciamento de processos, é possível acompanhar o desempenho de todas as fases da análise, aproveitando ao máximo os recursos para disponibilizar o melhor serviço possível para pacientes e médicos. O resultado é a consolidação da clínica e crescimento do negócio. Quer conhecer algumas dicas para fazer uma boa gestão de processos no laboratório? Venha conosco!
Faça um mapeamento preciso
Você já ouviu falar em procedimento operacional padrão? A sigla POP geralmente está ligada a essa “forma” de fazer as coisas. Trata-se de alguns setores e/ou empresas que estabelecem de qual maneira uma tal tarefa deve ser desempenhada, acontecendo assim uma padronização.
Mesmo que no laboratório você não possa determinar exatamente como todos os procedimentos vão acontecer, é fundamental que você faça um mapeamento das atividades, a fim de que o fluxo seja obedecido. Você pode separar, por exemplo, os processos pré, trans e pós análise.
O mais importante é que haja uma organização clara e, de preferência, dinâmica. Há muitas empresas que optam por fluxos visuais. Um sistema de gestão também colabora, mostrando diretamente para os colaboradores envolvidos em qual etapa o processo está. Não deixe isso “solto”.
Viabilize a eficiência dos processos
Vamos falar sobre recursos. Uma vez que a gestão faz o mapeamento dos processos, definindo qual é o padrão de desempenho desejado, é necessário também dar condições aos colaboradores de atenderem a essa demanda. É preciso disponibilizar meios para que o trabalho seja feito.
De nada adianta, por exemplo, a gestão focar em comunicação ágil com o paciente se a recepcionista tem que ligar para cada um deles avisando do resultado de um exame. O mesmo vale para assuntos como a reposição dos materiais: como repor sem perder tempo se não há um sistema avisando com antecedência quando um material está se esgotando no estoque?
Diante disso, para fazer uma gestão de processos é essencial idealizar um padrão de execução sem deixar de lado quais recursos essa realização demanda. Assim, você consegue alinhar as expectativas ao que realmente é possível e a gestão consegue alcançar os resultados esperados.
Invista na capacitação da equipe
Os recursos humanos também estão inclusos quando falamos que a boa organização faz parte da gestão de processos. Não deixe de preparar os colaboradores para alcançar uma performance excelente, tanto em relação ao desenvolvimento de habilidades e competências, quanto no treinamento para uso da tecnologia.
Mesmo que a gestão consiga realizar o mapeamento perfeito e disponha toda a tecnologia de ponta para garantir a eficiência dos serviços, se a equipe não estiver apta para fazer uso, não há produtividade. Por isso, a capacitação deve ser um dos pilares da gestão de processos. Lembre-se: quanto mais capaz sua equipe for, melhor será o desempenho do seu laboratório.
Se os processos do laboratório não estão caminhando como deveriam, talvez seja hora de repensar o sistema que está sendo usado para organizá-los. Pensando nisso, separamos um post para te mostrar os 5 sinais que indicam a necessidade de um sistema para laboratório!