Manejar o entendimento de forma estratégica e reunir o grande volume de dados gerados diariamente para construir soluções: são esses os principais objetivos da gestão do conhecimento em empresas. Em um laboratório clínico, há um grande volume de registros e saberes circulando, o que pode ser muito útil para desenvolver análises e alternativas.
Neste conteúdo especial que preparamos, vamos definir a gestão do conhecimento e explicar várias questões relevantes associadas a esse processo. Ficou interessado? Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!
O que é gestão do conhecimento?
Para entender o que é gestão do conhecimento, é importante conhecer alguns conceitos relevantes dessa área. O primeiro deles é o de dados, que são diversos conteúdos dispersos, de várias fontes, fatos e estatísticas que podem ser analisados. Esses itens, ao serem integrados de forma a produzir significado e propósito para a corporação, são chamados de informação. Ou seja, há uma grande diferença entre dado e informação.
Além disso, é preciso compreender que a palavra conhecimento refere-se a conteúdo relevante, que tem importância agregada. Ele envolve a percepção de problemas e contextos da empresa, sendo usado para obter conclusões referentes ao negócio.
Assim, é possível dizer que a gestão do conhecimento é o processo de produzir, disseminar, utilizar, armazenar, revisar, avaliar, reunir e interpretar o conjunto de saberes em uma instituição.
O principal objetivo desse gerenciamento é fazer a conexão entre as fontes de aprendizado com as necessidades de aplicação. Outra finalidade da prática é a criação de repertórios de informação estruturada, que sejam de fácil resgate e consulta conforme a necessidade. Além disso, há as intencionalidades de melhorar o acesso ao saber, estimular a valorização do repositório de entendimentos e o aperfeiçoamento contínuo da instituição de saúde.
Como fazer uma gestão do conhecimento eficiente em laboratórios clínicos?
Há várias práticas importantes para fazer a gestão do conhecimento no laboratório clínico. Continue acompanhando a seguir para aprender mais sobre o assunto!
Faça um diagnóstico
Antes de implementar modificações em termos de gestão do conhecimento, é importante entender qual é o contexto que o laboratório clínico enfrenta atualmente em termos de gerenciamento dos saberes. Para isso, analise a relação dos colaboradores com a informação, os processos, os conteúdos produzidos pela empresa de medicina diagnóstica, a cultura corporativa e as tecnologias em saúde envolvidas na produção, na transmissão e no controle da informação sistematizada.
Planeje ações
É essencial definir um objetivo principal e as estratégias de gestão do conhecimento. Para isso, utilize as informações do diagnóstico. Com elas, vai ser possível enxergar lacunas e pontos para promover melhorias.
Em seguida, é preciso elencar as medidas necessárias e identificar e priorizar as etapas de implantação. Estabeleça quem serão os responsáveis pelo processo e delimite os passos para colocar o gerenciamento de saberes organizacionais em prática.
Desenvolva canais de discussão
A gestão do conhecimento tem a proposta de fazer a informação circular e criar momentos propícios para a construção de novas aprendizagens. Para isso, os canais de discussão são uma ferramenta muito importante. Eles contribuem dando abertura para os colaboradores expressarem ideias e assimilarem novas compreensões.
Isso é relevante porque a melhor estratégia para a retenção de aprendizado é a interação com a informação. Quando o profissional articula, dialoga e debate as ideias, ele está fortalecendo o processo de aprendizagem.
Incentive seus colaboradores
Estimular a participação dos profissionais é essencial para o sucesso da estratégia. Mostre à equipe as oportunidades e as chances de promoção de autonomia que a gestão do conhecimento proporciona. A ideia é torná-los os protagonistas das ações, com incentivo e valorização da aprendizagem.
A gestão do conhecimento é importante porque ela permite acelerar processos internos, melhorando o fluxo de trabalho e otimizando a circulação da informação. Com ela, é possível reduzir as redundâncias e potencializar as práticas mais efetivas no laboratório, já que há constantes análises e revisões das atividades. Outro fator que mostra o quanto esse gerenciamento é essencial é a promoção da transparência na organização, que melhora o envolvimento dos profissionais com as operações.
A gestão do conhecimento é muito construtiva para o negócio, contribuindo com os profissionais e gerando condições propícias para uma boa produtividade. Com ela, é possível maximizar as potencialidades e compartilhar saberes com facilidade.
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