Aquela figura do gestor de laboratório que fica apenas atrás da bancada, liberando resultado de exames, está ultrapassada. Isso porque, principalmente, com o avanço das tecnologias na área de saúde e o aumento da concorrência, o gestor de laboratório deve assumir novas habilidades.
Essas aptidões variam desde conhecimentos mais técnicos sobre administração até abordagens mais voltadas para a área tecnológica. Obter essas habilidades garante a perpetuação do negócio, atraindo mais clientes e aumentando a credibilidade do laboratório perante a sociedade.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e descubra as 5 habilidades que devem fazer parte do perfil de um bom gestor de laboratório. Além disso, veja a sensível diferença entre o que é ser um chefe e um líder. Boa leitura!
5 habilidades de um bom gestor de laboratório
1.Saber utilizar e entender de tecnologia
A tecnologia tem servido de base para que negócios se desenvolvam continuamente. Isso não é diferente no mercado de laboratórios clínicos. Nesse sentido, o gestor de laboratório que se mantém atualizado a respeito das tecnologias conseguirá aproveitar dos benefícios e automatizar tarefas. É o caso, por exemplo, de o gestor saber como fazer a integração de dados e conhecer as ameaças tecnológicas que podem inviabilizar o funcionamento do software do laboratório.
2.Ser orientado à transformação digital
Além de ter conhecimento sobre quais tecnologias podem integrar a gestão do laboratório, é importante que o gestor tenha em mente a amplitude da transformação digital. Isso quer dizer, por exemplo, investir em estratégias que anteriormente não eram de muita preocupação dos gestores de laboratórios: marketing de relacionamento. Essa é uma nova abordagem que tem sido muito importante para angariar clientes e construir uma imagem positiva do laboratório no mercado. Portanto, além de informatizar os processos internos do laboratório, é importante que o gestor esteja aberto a outras estratégias tecnológicas.
3.Saber trabalhar em ambiente dinâmicos
O avanço da ciência tem possibilitado que os laboratórios, hoje em dia, realizem exames para as mais variadas doenças. Nesse sentido, o fluxo de pessoas que passa pelo laboratório tem aumentado, trazendo mais desafios para o gestor. Um desses é a utilização de abordagens que agradam a diferentes públicos. Um bom gestor de laboratório deve adotar uma política de atendimento de forma humanizada a todos.
4.Saber administrar uma equipe
O sucesso de um laboratório não se faz sozinho, mas é construído coletivamente. Para isso, o gestor do laboratório deve dialogar frequentemente com os colaboradores, considerando suas experiências e inseguranças. Assim, vai ser possível motivá-los e, inclusive, delegar tarefas com mais responsabilidade.
5.Estar focado na resolução de problemas
Para se posicionar entre os melhores no mercado de análises clínicas, o gestor de laboratório deve adaptar-se a constantes mudanças. Uma maneira de conseguir isso é por meio do desenvolvimento da capacidade de resolver problemas. Isso quer dizer ter inteligência emocional e técnica para gestão de crise, por exemplo, para responder a reclamações e, também, reajustar preços dos exames no laboratório.
A diferença entre um chefe e um líder no laboratório
O gestor de laboratório que souber a diferença entre ser um líder e o chefe certamente conseguirá ter sucesso no seu empreendimento. Isso porque a postura do chefe é comumente associada ao comando autoritário. Geralmente, o chefe aponta culpados quando não consegue obter resultados desejados. Além disso, ele mantém um trabalho centralizado em si e tem muita dificuldade de agradecer ao funcionário por uma atitude positiva.
Já o líder tem uma postura mais democrática e trabalha de forma conjunta com todos os colaboradores. Ao invés de mandar, ele assume a atitude de inspirar os funcionários com o objetivo de motivá-los para que consigam atingir as metas da empresa. O resultado dessa postura é um gestor de laboratório admirado por todos e que consegue ter mais gente trabalhando em prol do sucesso do seu negócio.
Essas foram algumas dicas de como ser um bom gestor de laboratório. É fundamental também que esse gestor tenha uma visão com foco no cliente. Ele deve avaliar o impacto da jornada do cliente nos processos do laboratório. Como resultado disso, ele consegue ter clientes mais satisfeitos e possivelmente fiéis à empresa.
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