O histórico de paciente reúne todas as informações relativas ao atendimento e aos exames e procedimentos realizados nos serviços de saúde. Assim, deve ser constantemente atualizado, sendo fundamental para a organização das atividades na instituição e o acompanhamento do estado de saúde da pessoa de modo contínuo.
Especialmente para os laboratórios de análises clínicas, o documento assume um caráter estratégico, dando o suporte necessário para se oferecer uma experiência de qualidade aos usuários. Isso tem sido reforçado com o uso de tecnologia, que integra as informações dos pacientes em processos diferentes.
Para você entender melhor, neste artigo, explicamos a importância do histórico de paciente em laboratórios e como armazenar esses dados de forma eficiente. Acompanhe!
Por que é importante manter o histórico de paciente?
Antes de tudo, é necessário destacarmos que manter o histórico de paciente é uma obrigação dentro dos laboratórios. Esse assunto é regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na RDC Nº 302/2005, a instituição determina que o armazenamento das informações de exames, inclusive os laudos e as imagens obtidos, são de responsabilidade do laboratório, podendo ser acessados sempre que for preciso.
Assim, preservar o histórico dos pacientes é fundamental para os estabelecimentos estarem em conformidade com a lei. Mas, mais do que isso, é uma forma de assegurar que essas informações possam ser utilizadas no futuro, como em novos exames. Ou seja, os profissionais de saúde podem acompanhar o estado de saúde dos pacientes.
Como armazenar esses dados no laboratório?
Os arquivos dos pacientes devem ser guardados por um prazo mínimo de 5 anos, para o caso dos exames. Já os laudos e comprovantes podem ser armazenados por tempo indeterminado. Isso gera um grande problema para o laboratório, pois é necessário encontrar uma forma de fazer esse armazenamento de forma segura.
Durante muito tempo, os documentos em papel eram o método utilizado, gerando pilhas de documentos guardados em inúmeras salas de arquivos. Com o tempo, esses papéis podem deteriorar-se, estragar ou até se perder.
Felizmente, a tecnologia passou a ser uma grande aliada dos laboratórios. Hoje em dia, o histórico de paciente pode ser mantido em um software que opera em nuvem e permite o acesso e o compartilhamento desses arquivos em formato digital.
Por que optar por um software para armazenamento?
Um mesmo software pode conter diversas funções, incluindo o armazenamento das informações dos pacientes. Assim, elas podem ser acessadas em diferentes etapas do atendimento, desde a recepção e a triagem, até a entrega dos resultados e o faturamento.
Essa ferramenta traz muita praticidade aos laboratórios, uma vez que permite a mobilidade, podendo ser acessada de diferentes dispositivos e de qualquer lugar. O histórico de paciente pode ser enviado por e-mail para um profissional ou uma instituição de saúde, sempre que solicitado pelo usuário.
Além disso, representa uma significativa redução de custos, já que não é necessário manter um ambiente físico para o armazenamento. Não há limites na capacidade, podendo ser inseridas novas informações constantemente e com toda a segurança. Tudo isso otimiza bastante a rotina do laboratório, pois é só fazer uma busca rápida para encontrar todos os dados do atendimento de uma pessoa.
Portanto, podemos dizer que o histórico de paciente é essencial para o bom funcionamento de um laboratório. Nesse caso, o armazenamento online é uma solução que traz bastante simplificação e praticidade nesse processo, contribuindo para a otimização e uma gestão mais eficiente.
Gostou de conhecer a importância do histórico de paciente? Quer entender melhor como uma ferramenta de armazenamento online funciona? Entre em contato conosco para saber mais!