De um tempo para cá, vem crescendo a quantidade de pessoas que aderiram a serviços online — seja para se comunicar com a família e amigos, seja para pedir uma refeição ou até mesmo agendar serviços de laboratório, as soluções digitais são inúmeras. Nesse contexto, a jornada digital do paciente tem exigido dos laboratórios maior eficiência para garantir um atendimento de qualidade.
Mas, para entender como se organizar da melhor forma a fim de garantir uma boa jornada, é fundamental que o gestor do laboratório saiba quando de fato ela começa. Assim, vai ser possível utilizar estratégias mais eficientes.
Quer mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este artigo e conheça quando podemos considerar o início da jornada digital do paciente. Perceba, também, como lidar com as mudanças desse tipo de comportamento. Confira!
Quando começa a jornada digital do paciente?
É comum que muitos gestores de laboratório acreditem que a jornada digital do paciente se inicia quando ele efetivamente solicita um serviço do laboratório. Mas, na verdade, esse processo é bem anterior.
A partir do momento em que o cliente começa a pesquisar, por exemplo, sobre doenças ou exames na internet e encontra essas informações no blog ou site do laboratório, inicia-se a jornada do digital do paciente.
Em seguida, a jornada passa pelo processo de contato com o laboratório, o que pode ser feito por telefone para marcação de exames, e posterior efetivação dos procedimentos. A jornada digital do paciente ainda continua quando este necessita entrar no site do laboratório para fazer retirada dos exames.
É importante considerar que mesmo após completadas essas etapas, o paciente ainda mantém contato digital com o laboratório por meio das redes sociais ou outros canais de comunicação.
Como lidar com as mudanças da jornada digital do paciente?
Como já dissemos, a jornada digital do paciente se tornou cada vez mais relevante entre os clientes do laboratório. Nesse sentido, o estabelecimento não deve oferecer apenas o atendimento presencial. É preciso ir para o digital. A seguir, separamos algumas dicas importantes para se adequar às mudanças e garantir um atendimento de qualidade.
Use um bom sistema
A tecnologia aplicada à área de saúde consegue oferecer muitas vantagens para os pacientes. Por exemplo, quando laboratório utiliza um bom sistema de gerenciamento de atendimento esse serviço acaba ganhando a agilidade desejada.
É o caso de sistemas inteligentes que otimizam os processos relacionados a documentação e autorização do convênio, por exemplo.
Invista em agendamento online
É comum que os pacientes enxerguem filas e procedimentos administrativos presenciais como um empecilho para a agilidade no atendimento. Nesse sentido, é importante que o laboratório ofereça agendamento online para justamente atender ao cliente que já está bastante adaptado ao meio digital.
Assim, é importante investir em ferramentas que ofereçam eficiência e agilidade nesses processos, bem como um atendimento personalizado.
Essas foram algumas informações sobre jornada digital do paciente. É importante destacar que o laboratório que sabe realizar esse processo de maneira eficiente consegue aumentar as chances de fidelização e também melhorar a imagem da marca da empresa perante o mercado.
Quer conhecer mais dicas de como realizar uma gestão eficiente no atendimento ao cliente? Então, leia agora mesmo esse texto e descubra como realizar o controle do tempo de atendimento ao paciente.