Que bom seria se todos os laboratórios tivessem infraestrutura para todos os exames, certo? Bem, depende do ponto de vista. Nem sempre isso é possível do ponto de vista prático e econômico. Nesse caso, o laboratório de apoio torna-se uma boa opção.
Dessa forma, não é preciso investir pesado em um único local. É possível encontrar parceiros que ofereçam determinados serviços e, em seguida, negociar uma forma de ampliar os horizontes.
Viu só como ambos saem ganhando? Pois bem, uma das vantagens você já sabe. Mas como integrar todo esse serviço sem prejudicar o fluxo? Descubra abaixo!
Entenda as dificuldades envolvidas
Parece bem simples trabalhar com um laboratório de apoio, certo? Basta coletar o material e enviar para análise. Só isso. “Só”.
Todo esse fluxo deve ser minuciosamente monitorado, seja pela segurança dos dados, seja pela integridade da amostra. Isso porque a técnica de coleta pode ter sido perfeita, mas o transporte também deve ser.
Além disso, deve-se ter o cuidado de identificar bem o material e manter a privacidade das informações. Feito tudo isso, a entrega dos resultados deve fechar com chave de ouro o fluxo. Portanto, qualquer erro ou atraso pode comprometer todo o serviço.
Saiba como trabalhar com laboratório de apoio
Diante dessas possíveis dificuldades, é preciso considerar alguns aspectos importantes para ter sucesso na parceria. O primeiro deles é garantir a qualidade da amostra. Então, os esforços não devem se restringir apenas à coleta, mas também ao transporte e armazenamento.
Feito isso, o próximo passo é assegurar a segurança dos dados. Neste caso, identifique cada material de modo que preserve a identidade dos pacientes.
O terceiro ponto indispensável é o controle do fluxo de maneira geral. Que segurança e qualidade são importantes você já sabe, mas a agilidade também é. Então, essa comunicação entre laboratórios deve ser rápida, prática e, principalmente, bem integrada.
Veja qual a importância da parceria
Mas será que vale a pena investir esforços neste tipo de parceria? Vale, e muito. Primeiro, vai ampliar a gama de serviços prestados, de modo que mais pacientes sejam contemplados.
Além disso, o gasto da prestação de serviços será menor, afinal, não será necessário adquirir toda a infraestrutura. Nos casos de exames complexos e com baixa procura, por exemplo, o custo-benefício da manutenção não seria compensador.
Outro aspecto importante é que o laboratório de apoio pode auxiliar até com serviços que o laboratório central apresenta. Exemplo disso é quando existe uma sobrecarga de exames. Nisso, o estabelecimento de apoio ajuda a desafogar as demandas existentes.
Diante de tantos benefícios, deve haver uma maneira de viabilizar uma parceria com laboratório de apoio. É aqui que os softwares de gestão entram! Eles podem contribuir para a integração do fluxo. Sendo assim, o registro das amostras, a etapa em que ela se encontra e a disponibilização de resultados pode ser mediada por um sistema. Dessa forma, soluciona grande parte das possíveis dificuldades do processo.
E se você não quer perder nenhuma dica para gestão de laboratório, assine agora mesmo nossa newsletter!