Em momentos de incerteza, como você faz gestão? Saber liderar o laboratório em tempos de crise é uma habilidade importantíssima, que exige bastante competência em diversas áreas. Na prática, isso tem a ver com muita análise e tomada de decisão ágil, afinal, quem não muda rápido acaba ficando para trás e perdendo oportunidades.
Especialmente nos últimos tempos, com a crise sanitária agravando a crise econômica, muitas coisas mudaram para as empresas, independentemente do segmento. É preciso aprender a se adaptar de maneira produtiva, fazendo uma gestão de riscos bem articulada e minimizando os impactos.
Pensando nisso, trouxemos este post com 7 orientações para guiar você na gestão de crises. Que tal se inteirar sobre eles? Veja a seguir!
1. Invista em inovação e tecnologia
Não é contraditório. A crise é a hora perfeita para aplicar novas ferramentas de gestão no seu laboratório. Nesse momento, a margem de erro deve ser reduzida a zero sempre que possível. É preciso reduzir os custos sem que isso prejudique muito as receitas. E a melhor forma de cortar gastos desnecessários é com o auxílio de softwares de gestão.
Um bom programa de administração diagnostica minuciosamente a situação financeira do seu laboratório. E não só isso: ele também cumpre funções operacionais, como a contagem de estoque, etapa fundamental para a administração do laboratório. Então, saiba exatamente em quais setores você pode enxugar os custos e também como fazer isso.
Enfim, o software realiza funções que demandariam horas — até alguns dias — para serem realizadas por uma equipe de profissionais. Dessa forma, a utilização dele confere a você mais tempo para pensar em estratégias válidas para lidar com a crise.
Portanto, não o veja como um gasto a mais durante a difícil situação econômica. Na verdade, trata-se de uma ferramenta que fornece a você inúmeras vantagens em relação à concorrência e aos instrumentos adequados para vencer a crise.
2. Analise dados e gere informação
Em cenários incertos, ter o poder de decisão pautado em estatísticas e dados sólidos é tudo. Se você consegue ter informações para orientar o que você vai decidir, qual é o próximo passo, quais são as probabilidades etc., a sua gestão se torna muito mais segura. Nesse sentido, a análise de dados é importantíssima.
Além de ser uma tendência para o mercado em geral, a análise de dados ajuda a acompanhar o comportamento do mercado, do consumidor e da própria crise em questão. Isso é fundamental externa e internamente. Nesse sentido, o software também é de grande ajuda: você deve coletar os dados e produzir relatórios.
Inclusive financeiramente, quando você identifica a real situação da empresa, consegue a partir daí considerar as circunstâncias externas e prever cenários, simulando qual é a melhor decisão para o momento. E a melhor parte é que a coleta de dados é automática pelo software, portanto, você não precisa de tanto tempo para ter essa estratégia em mãos.
3. Estabeleça objetivos e metas
A grande vantagem de conhecer minuciosamente a situação financeira do seu laboratório é saber exatamente do que você não precisa e do que precisa para que a gestão dê certo. E é aí que entram as metas e os indicadores de desempenho.
Com base nos números, elabore um planejamento para o laboratório durante a crise e estabeleça metas razoáveis. Metas de produtividades, de diminuição das contas, enfim, faça como quiser. Apenas seja realista e procure designar os objetivos com base nas estatísticas referentes aos meses anteriores.
A grande vantagem da adoção das metas, além de motivar a sua equipe, é ter um controle dinâmico e imediato da gestão da sua empresa. Caso uma meta não seja alcançada em determinado setor, você saberá que é preciso dedicar mais horas da sua atenção para solucionar tal problema ou reavaliar a tangibilidade do que foi determinado, por exemplo.
4. Controle totalmente as finanças
Pense bem: tudo que você faz fica registrado no seu sistema de controle. Por que não utilizar essas informações para identificar as principais fontes de receita e destinos de recursos? Você pode e deve contar com o poder gerencial das transações contábeis, acompanhando bem de perto o fluxo de caixa.
Além de fazer uma gestão de custos bem centralizada, identificando os centros e extinguindo o que não é estritamente necessário, é estratégico utilizar a sua contabilidade para controlar as finanças, coletando os dados ali presentes para fazer projeções e conseguir direcionar melhor as entradas e as saídas.
É imprescindível dar muita atenção à classificação gerencial, pois quando você não dá o nome específico para as contas, alguns dados valiosos acabam se perdendo. Procure responder se você sabe exatamente quanto é gasto em determinado setor, qual é o custo de determinado material, quanto há parado em estoque, enfim. Controle é poder!
5. Colabore e motive a sua equipe
Os colaboradores sentem a crise. As dificuldades geradas pela situação econômica podem afetar diretamente o rendimento durante o trabalho. Pode até ser a hora de fazer demissões. Enfim, trata-se de um momento muito delicado.
Contudo, esse é o momento em que seu laboratório mais vai precisar da conscientização de cada membro da equipe para crescer, apesar da crise. Sendo assim, mantenha o diálogo aberto e seja sempre transparente. Busque interagir com os colaboradores e incentive-os a participar.
É fundamental que todos participem ativamente desse processo e entendam quais são os planos do laboratório para suplantar o momento difícil. Ao tomar decisões, lembre-se de que o capital humano é precioso ao tomar decisões.
6. Acompanhe os movimentos do mercado
Principalmente por ser um serviço da área da saúde que envolve muito atendimento ao público fora de momentos de rotina médica, o laboratório precisa ficar atento aos lances do mercado. Aqui, podem entrar as normas sanitárias, as regras de distanciamento, as novas resoluções de atendimento etc.
O mais importante é se manter atualizado para se adaptar sempre que necessário. A previsão de tendências é importantíssima, pois quem toma a decisão primeiro sente menos impacto negativo da mudança e consegue aproveitar as oportunidades que podem surgir nesse caminho. Então fique antenado!
Indo nesse mesmo raciocínio, vale a pena, sim, estudar como fazer campanhas de marketing para alcançar uma demanda específica gerada pela crise. Obviamente, o momento é terrível para todos, então é função dos serviços de saúde saírem na linha de frente na busca por soluções que melhorem de alguma forma a vida da comunidade.
7. Não aceite ficar parado
Uma hora a crise vai acabar e você precisa garantir que o seu laboratório esteja um passo à frente quando esse momento chegar. Lide bem com as dificuldades, invista em tecnologia e motive os colaboradores. Cumprindo tais requisitos, a sua empresa não estará estagnada enquanto a crise estiver mais forte.
Pelo contrário, ela certamente estará muito mais desenvolvida. Você terá construído as bases para que a sua clínica se destaque ainda mais quando a situação econômica se normalizar. Sendo assim, a regra é clara: busque inovação sempre, mesmo que seja nos detalhes, pois isso vai ajudar na gestão do laboratório em tempos de crise.
Essas orientações são valiosas, concorda? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e faça valer esse conhecimento!