A ampla concorrência de mercado exige cada vez mais que os laboratórios tenham uma boa gestão de processos para se destacar e se manterem competitivos. Eles precisam ser claros e bem definidos para que os recursos sejam melhor direcionados e o desempenho do negócio seja potencializado.
Apesar de ser de extrema importância para o sucesso de qualquer organização, independentemente de seu segmento e porte, muitas empresas ainda não sabem do que se trata essa gestão e como implementá-la de forma satisfatória.
Pensando nisso, fizemos este post para que você entenda o que é a gestão de processos e saiba como fazê-la de forma eficiente no seu laboratório. Boa leitura!
O que é gestão de processos?
A gestão de processos consiste no gerenciamento de uma empresa por meio do controle de processos, incluindo todas as suas funções e atribuições.
Com ela é possível ter uma visão sistêmica, que aumenta o desempenho dos procedimentos e melhora a interação entre eles. Tudo isso reflete positivamente na qualidade do produto ou serviço final oferecido pela organização e, consequentemente, nos seus resultados.
Como fazer uma boa gestão de processos?
Várias medidas podem ser adotadas para fazer uma boa gestão de processos. A seguir, listamos algumas das principais.
Arquitete os processos
Arquitetar os processos consiste em entender como eles funcionam e interagem entre si, já que em uma empresa eles não são elementos soltos e geram valor aos clientes.
O ponto central dessa arquitetura é a cadeia de valor, que consiste em uma fermenta que apresenta os processos e a relação entre eles. A matriz de responsabilidade também é fundamental nessa etapa, pois define o papel de cada pessoa ou departamento nos diferentes processos.
Faça um mapeamento
O mapeamento dos processos também é fundamental para uma boa gestão. Ele consiste em identificar uma sequência lógica das operações que compõem um processo, além de considerar outros fatores que afetam o fluxo de trabalho.
Nessa fase é preciso analisar e definir os objetivos, limites, entradas e saídas, recursos, resultados esperados, riscos, além de determinar quem participa dos processos e quais são as suas responsabilidades.
Padronize os processos
A padronização dos processos é outra medida essencial para organizá-los e formalizá-los. Com isso, é possível desenvolver um padrão com critérios bem definidos a serem seguidos por todos os colaboradores da empresa e oferecer produtos e serviços de alta qualidade.
Como foi possível perceber, a gestão de processos é fundamental para definir, documentar, otimizar, monitorar e aperfeiçoar todos os procedimentos de um negócio. Contar com ferramentas que auxiliam nessa gestão pode melhorar a implementação e torná-la mais eficiente. Afinal, elas são capazes de detectar e minimizar problemas, além de encontrar soluções com maior agilidade.
Ficou interessado em saber o que o Unilab pode oferecer ao seu laboratório? Entre em contato conosco. Temos uma equipe devidamente treinada para identificar rapidamente as necessidades do seu laboratório.