A abertura de um posto de coleta pode ser a resposta para o desejo de ampliação da atuação do laboratório de análises clínicas. Contudo — assim como a abertura de qualquer negócio —, há diversos cuidados a serem tomados, uma vez que essa decisão se estabeleça. Uma sala de coleta de sangue precisa contar com todos os aparatos necessários à segurança e conforto do paciente durante o procedimento.
Além disso, especialmente em tempos de pandemia, a questão da higiene não pode ser negligenciada. Isso tudo significa que a inclusão de um novo posto pode impactar o planejamento do seu laboratório em termos gerais. Também, pensando na questão comercial, vale observar se realmente tal investimento tem potencial para gerar o retorno esperado.
Pensando nisso, trouxemos 8 passos para que sua gestão não erre ao abrir o posto de coleta. Animado para saber quais são? Acompanhe este post!
1. Pesquise o mercado
Antes de investir em um empreendimento, analisar o mercado é imprescindível. Sendo assim, não tenha pressa em se certificar de que a demanda para a abertura do posto de coleta é real e consistente. Busque pela lacuna a ser preenchida pelo seu posto. Além de garantir a demanda para manutenção do negócio, considerar as caraterísticas do local pretendido e do público-alvo também é importante. Aplique-se em levantar dados estratégicos sobre o mercado, pesquisando a concorrência.
2. Identifique as exigências legais
Um fator fundamental para considerar ao pensar em iniciar os trabalhos, principalmente na área da saúde, é a viabilidade legal. É preciso ter atenção às normas vigentes, a fim de garantir a qualidade e segurança dos serviços desempenhados, além de livrar-se de prejuízos e mau posicionamento da marca. Indo à frente dos registros e obrigatoriedades óbvias (como CNPJ, contrato social etc.), as principais permissões regulamentadoras necessárias para abertura de um posto de coleta estão:
- permissão para praticar a atividade no endereço eleito;
- adequação do edifício à RDC nº 50/2002;
- alvará municipal;
- alvará sanitário;
- licenciamento do órgão de meio ambiente do município (mediante aprovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde — PGRSS).
O posto de coleta pode também ser registrado no Conselho Regional de Biomedicina (órgão da classe) e dos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
3. Adquira os materiais técnicos
Para abrir um posto de coleta, há alguns equipamentos indispensáveis. Eles costumam ser comuns entre diversas seções, se aplicando às áreas de imunologia, bioquímica, hematologia, microbiologia, além de referentes à sala de coleta e entrega de resultados. A gestão precisa calcular os recursos necessários e como aplicá-los de maneira eficiente na aquisição desses materiais. Entre eles, podemos citar:
- microscópio;
- geladeira e estufa;
- termômetros;
- banho-maria;
- balança;
- seringas, agulhas, garrote;
- tubos, anticoagulantes etc.
Vale lembrar que outros itens como tesouras, algodão, gaze, álcool etc., também são elementos essenciais à atuação do posto de coleta, e devem ser cotados e levados em consideração no controle das finanças e estoque.
4. Invista em otimizações
O que pode significar melhorias no processo de coleta? Pense em estratégias para investir em otimizações sempre que possível. O uso da tecnologia é uma opção inteligente para automatizar tarefas e garantir a inexistência de erros em registros e atualizações de informação. Lançamentos errôneos podem trazer prejuízos, além de prejudicar a produtividade.
Outra forma de aprimorar as atividades do posto de coleta é elaborar técnicas de organização que sejam salvas em sistema, de maneira que todos os colaboradores envolvidos no processo obtenham as mesmas informações, que se mantêm centralizadas. Assim, as atualizações se tornam instantâneas e a gestão de pessoal e materiais fica mais fácil.
5. Planeje a divulgação
Uma vez que o planejamento estratégico de abertura é consistente, é importante pensar em formas de mostrar isso, tanto para o público consumidor dos serviços quanto para fins de posicionamento no mercado. Nesse ponto, partimos para o marketing. Os dados levantados para fazer a análise da viabilidade no primeiro passo podem ser usadas para nortear as ações de publicidade. O trabalho tático, quando executado com boas bases, cumpre a função de demonstrar o quanto o trabalho do posto de coleta é confiável.
Estar presente nas redes sociais, interagir com seu público e manter sua página online sempre atualizada são apenas alguns exemplos de medidas que costumam ampliar seu alcance. Os anúncios patrocinados são mediados por algoritmos que permitem que eles cheguem às pessoas certas, assim você evita investir dinheiro, tempo e energia em espaços nos quais o retorno não será o esperado.
6. Faça um plano de negócio
Pensar na questão financeira também é imprescindível ao implementar um novo posto de coleta. Você precisa conhecer o investimento inicial necessário para tal e considerar ainda o capital de giro, que é o que vai garantir o bom funcionamento do seu fluxo de caixa. Mas tudo isso precisa ser avaliado com antecedência, para que não haja surpresas quando você já estiver com o processo de abertura em andamento. Ter um conhecimento panorâmico do negócio também ajuda a tomar decisões mais acertadas.
7. Contrate e treine funcionários
Novas salas de coleta exigem, também, mais pessoas para mão de obra. Isso significa que você precisará fazer novas contratações. Vale lembrar que não basta escolher gente qualificada durante o processo seletivo, é importante manter uma equipe alinhada às suas metas e padrão de atendimento. Isso significa que, além de contratar, será necessário oferecer treinamento para essas pessoas.
Outra questão importante é o comprometimento. As pessoas contratadas precisam reconhecer sua responsabilidade no trabalho, além de corresponder à missão e aos valores do seu laboratório. Além do conhecimento técnico, seguir a uma lógica no que diz respeito ao perfil também é fundamental.
8. Invista em um software de gestão
Existem no mercado softwares de gestão específicos para laboratórios. Eles permitem a integração de dados pessoais dos pacientes, com histórico de exames e procedimentos, além de permitir melhor controle das informações financeiras e administrativas. Quando o assunto é abrir um posto de coleta ou ampliar outro já existente, essas ferramentas se tornam ainda mais efetivas, no que diz respeito ao controle de atividades e processos.
A tecnologia permite tornar seus colaboradores mais produtivos, ao mesmo tempo que oferece ao paciente um atendimento mais humanizado e efetivo. Por isso, você sempre deve dar preferência a ferramentas inovadoras e específicas para o ramo de laboratórios. Você verá como seu trabalho se tornará ainda mais eficiente. Muitas vezes, obter o retorno esperado depende de detalhes, aos quais nem sempre atentamos. Evite cair nesse erro.
É verdade que a abertura de um posto de coleta, ou mesmo a instalação de uma nova sala de coleta de sangue, traz consigo desafios. Porém, esses obstáculos podem ser superados e convertidos em potencial de crescimento para a atuação do laboratório. Por isso, use os passos que listamos para nortear seu planejamento e as ações desempenhadas.
Você vai aplicar os conhecimentos apresentados neste post em prol do desenvolvimento do seu negócio? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para gestão de laboratórios.