Enfrentar situações de emergência em um laboratório exige mais do que conhecimentos técnicos na área. É preciso desenvolver habilidades de gestão que englobem toda a equipe e possam surtir efeitos positivos a longo prazo. Afinal, mudar para melhor os parâmetros de qualquer organização demanda tempo de análise e reflexão.
Os imprevistos costumam deixar gestores inquietos e dispostos à tomada de medidas precipitadas, que no futuro serão revistas negativamente.
Para te ajudar a enfrentar essas situações de emergência, selecionamos, neste post, algumas medidas que você pode tomar. Confira!
Antecipar os contratempos
Tentar se colocar à frente dos imprevistos pode parecer futurologia, porém, trata-se de analisar cenários hipotéticos e criar estratégias alternativas que permeiem todas as possibilidades encontradas nos processos produtivos do laboratório.
Visualizar problemas e oferecer soluções viáveis exige um conhecimento profundo do negócio, além da capacidade de agregar saberes teóricos e práticos em busca de uma visão ampla da gestão laboratorial. Depois de resolver um problema que tomou muito tempo dos gestores, causas e consequências ali encontradas devem servir para antecipar contratempos no futuro.
Organizar a agenda de compromissos
Acumular tarefas e tentar colocar tudo em prática em um só dia de trabalho resultará em atividades mal feitas e outras adiadas ainda mais. O ideal é organizar a agenda de acordo com a urgência de cada tarefa, deixando que as mais espinhosas possam ser pensadas por mais tempo antes das decisões finais.
Com a agenda organizada, sobrará tempo hábil para por em ordem outras questões que surgem no cotidiano do laboratório, trazendo mais satisfação ao paciente em um atendimento personalizado, além de mais segurança para a equipe.
Manter a calma e integrar os colaboradores
Diante de imprevistos que geram sérios problemas, é preciso ter em mente que a flexibilidade exigida ajudará a dimensionar melhor a situação e abrirá caminhos para inovações a serem implantadas e mantidas. Para isso, agir de forma solitária e negligenciar colaboradores não é uma boa saída.
É preciso reunir as competências diversas de cada colaborador para que uma visão completa da situação seja delineada. Pedir ajuda, nesses casos, é uma tarefa urgente, que deve estar pautada em confiança mútua e na crença de que um trabalho coletivo pode fazer surgir soluções que de forma solitária não estariam no horizonte.
Investir em um software de gestão
Acelerar os procedimentos com segurança é o ponto alto de um laboratório eficiente, que entrega produtos e serviços com qualidade. Para tanto, é possível contar com um software completo e específico, que ajude a otimizar os processos internos e também a reconhecer falhas e gargalos que possam ser solucionados.
A gestão laboratorial pode se tornar mais profissional, e com menor probabilidade de erros humanos ao contar com um software atualizado com as exigências da área e de interface amigável para os gestores do laboratório.
Diante dessas possibilidades de melhoria no cotidiano das funções a serem desenvolvidas com estratégias seguras, as situações de emergência em um laboratório ganharão contornos reais, sem a ilusão de uma falsa catástrofe à vista.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!