Hoje em dia, um dos grandes gargalos dos laboratórios de análises clínicas é manter a agilidade sem perder a qualidade dos procedimentos realizados. Felizmente, essa relação pode ser combinada ao adotar softwares integrados. Esses são ferramentas tecnológicas que auxiliam de forma completa a gestão do negócio.
Dentre as vantagens da utilização desse tipo de software, está a melhora na performance diária, o controle mais eficaz do estoque e a emissão de resultados em tempo recorde. Também é possível identificar falhas nos processos e reduzir custos operacionais.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça o que, afinal, são softwares integrados e a importância deles para os laboratórios. Ao final do texto, descubra como o Unilab pode ajudar nisso. Confira!
O que são softwares integrados?
Podemos considerar softwares integrados aqueles que trabalham com módulos de gerenciamento que se intercomunicam. Tratam-se de plataformas que podem, por exemplo, fazer a automação laboratorial, a gestão da financeira e da soroteca, além de auxiliar no gerenciamento do atendimento e do estoque.
Esses softwares são extremamente seguros, mantendo a confidencialidade dos dados e oferecendo ferramentas importantes para otimizar os processos. Eles também têm a característica de trabalhar em sistemas de nuvem. Isso quer dizer que as informações ficam armazenadas em um grande banco de dados na internet.
Essa é uma vantagem interessante porque o laboratório não precisa gastar com espaço para armazenar os dados. Além disso, esses softwares integrados atualizam informações em tempo real.
Qual é a importância de utilizar um software integrado no laboratório?
Esses softwares ajudam a reunir informações distribuídas nos mais diferentes setores do laboratório, facilitando uma análise ampla sobre a cadeia produtiva da empresa. Há outros benefícios, a seguir.
Redução de custos
Gastar menos é uma das maneiras de otimizar os lucros do laboratório. Por meio de softwares integrados, consegue-se trabalhar de forma automatizada, entregando, de forma ágil, o processamento das tarefas. Assim se reduz bastante os riscos de erros manuais. Dessa maneira, os sistemas integrados ajudam, também, a reduzir os custos operacionais.
Identificação de falhas nos processos
O software integrado pode fazer um esquema de todos os procedimentos do laboratório. Isso faz com que sejam mais evidentes aqueles procedimentos que não estão funcionando da maneira adequada. É nesse momento que o software acompanha as etapas, avalia o desempenho e identifica as falhas.
Informações centralizadas
Com a integração em um único sistema de todos os setores do departamento, a troca de dados é mais eficiente. Isso porque qualquer funcionário, uma vez autorizado, tem acesso às informações disponíveis. Por exemplo, é possível saber quando ocorreu o cadastro do cliente na recepção e como é o processamento do pedido.
Como o Unilab pode ajudar o seu laboratório de análises clínicas?
O Unilab possui uma plataforma intuitiva que é de fácil utilização e que favorece a visualização das mais diversas informações. O acesso é sempre a partir de um sistema de segurança.
Com essas características, o Unilab facilita o monitoramento da entrega de laudos, utilizando o check-list e permitindo que documentos possam ser endereçados de forma digital e integrados aos históricos de pacientes. Isso faz com que a rotina, tanto de médicos como de pacientes, seja facilitada, garantindo a satisfação desses em relação ao laboratório.
Essas foram algumas informações sobre softwares integrados. Para esse tipo de tecnologia no seu laboratório, é sempre importante solicitar ajuda especializada, em especial, de empresas que já têm experiência nessa área. Assim, o empresário não perde tempo com soluções sem sucesso e consegue obter o resultado desejado mais rapidamente.
Quer conhecer mais sobre software para gestão laboratorial? Entre em contato com o Unilab.