O gerenciamento de um laboratório de análises clínicas envolve diversas frentes, desde o atendimento aos pacientes, até o controle de processos internos. A questão é que existem diferentes tipos de modelo de gestão, que podem ser aplicados de acordo com as necessidades de cada instituição.
O fato é que é necessário adotar uma estratégia específica, uma vez que a área da saúde lida diretamente com o bem-estar das pessoas. Por isso, não se trata apenas de escolher um modelo pertinente ao negócio, mas também daquele que traga mais benefícios para os pacientes e contribua para o laboratório se destacar entre seus concorrentes.
Mas como escolher uma forma de administrar o seu laboratório? A seguir, mostramos os 3 principais tipos de modelo de gestão para ajudar você na sua escolha. Acompanhe!
Gestão por resultados
A gestão por resultados é um dos tipos de modelo de gestão mais tradicionais, criado por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna. Consiste em estabelecer metas e objetivos para a equipe, de forma coletiva e individualizada. Ou seja, são atribuídas responsabilidades e tarefas, e os resultados são monitorados de forma constante.
Esse modelo de gestão baseia-se, principalmente, na construção de um planejamento estratégico, no qual são fundados os objetivos da organização. Para que funcione, é fundamental que a liderança seja participativa, estruturando e dando todo o suporte necessário para colocar o planejamento em ação.
A grande vantagem da gestão por resultados é a facilidade de controle e adequação àquilo que se deseja alcançar. No entanto, é preciso que os gestores tenham consciência de que um plano pode não dar certo, devendo passar por mudanças e adequações ao longo do caminho. Daí a importância do monitoramento e de uma gestão atuante.
Gestão por processos
O modelo de gestão por processos é um sistema também focado em resultados, mas que considera a otimização de processos e a redução dos custos com a operação como meios para alcançá-los. Para tanto, procura identificar, planejar, executar e monitorar os processos do negócio bem de perto.
Dessa forma, o modelo adota uma estratégia para alinhar os valores da empresa à operação, de modo a torná-la mais eficiente. Por isso, exige um alto entendimento sobre o funcionamento do negócio, de seus clientes e concorrentes, estabelecendo metodologias para melhorar suas práticas.
A gestão por processos requer um alto investimento em tecnologia e em pessoas, uma vez que os colaboradores precisam ser bem treinados. Também deve buscar evitar desperdícios e erros que comprometam a eficiência. Se bem aplicada, pode levar a uma significativa redução de custos e à melhoria da qualidade dos serviços.
Gestão participativa
Por fim, a gestão participativa é um dos tipos de modelo de gestão em que há um maior engajamento dos colaboradores. Trata-se de uma forma aberta de gerenciamento, em que toda a equipe participa da tomada de decisões, sendo envolvida de modo ativo no gerenciamento do negócio.
O modelo é adotado, principalmente, em organizações com equipes reduzidas e que contam com um capital humano altamente especializado. Nele, os gestores entendem que os colaboradores são os principais responsáveis pelo sucesso do negócio. No entanto, para que funcione, é fundamental que exista uma boa comunicação e transparência em todos os processos, além do treinamento constante dos funcionários.
O fato é que esses três tipos de modelo de gestão não são excludentes entre si. É possível pegar o que cada um tem de melhor e adaptar esses conceitos para a sua realidade. Para tanto, procure:
- otimizar processos para deixá-los mais eficientes;
- aumentar a capacidade e a qualidade de atendimento do laboratório;
- ficar atento ao controle de qualidade e à satisfação dos pacientes;
- realizar benchmarking e monitorar os indicadores de desempenho;
- capacitar os seus colaboradores constantemente;
- investir em tecnologias integradas.
Os diferentes tipos de modelo de gestão podem servir para orientar o gerenciamento do seu laboratório. Cada um possui características importantes, que contribuem para uma maior eficiência e qualidade. Portanto, verifique quais características são mais relevantes para o seu negócio.
Gostou de conhecer os tipos de modelo de gestão? Quer conferir outros artigos como este? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!