Não há dúvidas de que, no contexto das atividades empresariais, o capital humano tem um papel decisivo sobre a qualidade e o volume de trabalho desenvolvido por uma empresa.
Por essa e outras razões, treinar a equipe é um dos investimentos mais importantes para o sucesso operacional, contribuindo diretamente com a melhora dos resultados.
Hoje, negócios de sucesso se preocupam cada vez mais com a qualidade dos seus recursos humanos, investindo em diferentes tipos de treinamentos e capacitações.
Diante da importância que esse tipo de ação tem no cenário empresarial, preparamos este artigo para destacar 5 razões que comprovam que treinar a equipe é essencial. Confira!
O que significa treinar a equipe, afinal?
De maneira simplificada, treinar a equipe é uma expressão bastante abrangente no contexto dos negócios. Isso porque ela envolve todos os tipos de ações e medidas voltadas para o desenvolvimento técnico, intelectual e — por que não? — emocional dos colaboradores da empresa.
Como dito, o capital humano, sobretudo na dinâmica atual do mercado, tem sido visto como um dos ativos mais valiosos das organizações. Diante disso, é grande a preocupação em se atrair bons profissionais, reter talentos e desenvolver equipes produtivas, motivadas e altamente alinhadas com os objetivos e a cultura do ambiente em que atuam.
Nesse sentido, quando se fala em treinar equipes, existem inúmeros processos e ações que podem ser desenvolvidas por gestores e líderes com essa finalidade. Como exemplo, destacamos:
- incentivo à participação em eventos relacionados ao nicho de atuação;
- estímulo ao aprendizado de novas tecnologias, conceitos e padrões operacionais aplicados nas empresas atualmente, visto que hoje a transformação digital tem alterado significativamente as operações de negócios de todos os segmentos e portes;
- reforço à inovação, a partir do investimento em cursos e qualificações;
- aplicação de programas de mentoria;
- utilização dos feedbacks como ferramenta de aprimoramento profissional e pessoal, entre muitas outras.
Por que é tão importante treinar a equipe?
A empresa que dispõe de equipes eficientes, bem instruídas e alinhadas aos padrões operacionais mais modernos, certamente tem nas mãos um ativo de grande valor, que pode ser determinante para um crescimento exponencial das atividades e para o atendimento preciso das demandas do mercado consumidor.
Para tanto, um dos caminhos mais promissores para se chegar a esse patamar é investindo no treinamento e desenvolvimento dos profissionais. A seguir, listamos 5 fatores que demonstram a importância de se treinar a sua equipe continuamente. Veja!
1. Aumento considerável da produtividade
Profissionais treinados, que entendem bem as suas funções e estão devidamente adaptados a elas, certamente têm capacidade de serem ainda mais produtivos. Como se sabe, o treinamento leva à excelência e, no caso dos negócios, a lógica não é diferente.
2. Retenção de talentos
Investir no treinamento da equipe é, também, investir no desenvolvimento do profissional individualmente, que aprende novas habilidades, aperfeiçoa outras e, com isso, se torna ainda mais integrado à realidade e às necessidades da empresa.
Um dos reflexos diretos disso é a retenção de talentos. O profissional tende a se sentir mais valorizado quando é incentivado a crescer e a se desenvolver, fortalecendo ainda mais o seu vínculo com a empresa.
3. Vantagem competitiva
Nesse ponto, a lógica é simples: equipes eficientes, tecnicamente preparadas, geram resultados ainda mais expressivos para a empresa, ainda que sejam formadas por menos membros. Logo, um outro ponto positivo dos treinamento é gerar uma vantagem competitiva importante, que é dispor de um capital humano produtivo, coeso e altamente eficiente.
4. Maior motivação dos colaboradores
Como citado, os investimentos no desenvolvimento profissional das equipes é visto como um fator de retenção de talentos. No entanto, além disso, é um fator que contribui para o aumento da motivação.
A formulação de um ambiente interno rico, que estimula a melhora contínua, a superação e o alcance de metas, sem dúvida, é altamente motivador, servindo como propulsão para que o profissional dê sempre o seu melhor.
5. Reforço à inovação
Em razão da dinâmica acelerada da tecnologia, novos meios e metodologias surgem e são aprimorados a todo momento. Nesse cenário de constante transformação, treinar a equipe é uma forma de garantir que os colaboradores se atualizem, se integrem aos novos padrões e exigências do mercado, inovando continuamente.
Por fim, como foi possível perceber, treinar a equipe é uma ação ampla, cujos resultados positivos podem ser sentidos em diferentes pontos da empresa. Sendo assim, tornar o treinamento parte integrante das operações é, sem dúvida, uma ação estratégica e que pode ser adotada por gestores e líderes.
Gostou deste artigo? Aproveite agora para entender o que é matriz SWOT e como utilizá-la na gestão!