O histórico de paciente reúne os dados sobre exames realizados e demais informações referentes à saúde dele. Esse tipo de histórico é de grande importância para a gestão laboratorial. Isso porque, quando ocorre esse acompanhamento, é possível ter total acesso aos fatores de risco, podendo agilizar diagnósticos. Além disso, o histórico de paciente serve de base para se prevenir de doenças e condições ruins de saúde. Para que isso seja possível, é necessário otimizar o controle dos registros de forma clara e confiável.
É sobre esse assunto que vamos abordar neste texto. Você vai conhecer três dicas de como controlar adequadamente as informações do histórico do paciente. Também verá quais são as consequências de não fazer esse controle preciso. Confira!
Dicas para o bom controle das informações do histórico de paciente
1.Organize os dados de maneira correta
Dados desorganizados no histórico de paciente podem comprometer a agilidade e o trabalho da equipe de atendimento clínico. Nesse sentido, é preciso seguir uma ordem de apresentação dos dados de maneira correta. Para isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) já possui uma resolução que determina que o prontuário deve conter:
- nome e dados cadastrais do paciente;
- identificação do paciente;
- anamnese;
- exames físicos e complementares;
- hipóteses diagnósticas;
- diagnóstico definitivo;
- tratamento realizado.
2.Realize treinamento dos colaboradores
De nada adianta ter uma padronização na ordem dos dados do histórico de paciente se os profissionais não souberem como fazê-lo. Por isso, é necessário que a equipe seja treinada para fazer uso da maneira correta das informações do histórico de paciente. Dessa forma, os processos serão padronizados, haverá mais agilidade dos serviços e a redução das chances de cometer erros.
3.Utilize ferramentas certas
Seria uma tarefa humanamente impossível e ineficaz organizar todo o histórico do paciente de maneira manual. Nesse sentido, a utilização de ferramentas adequadas ajuda a armazenar os dados dos pacientes de maneira automatizada e ágil. Para isso, faça uso de softwares específicos que ajudem a oferecer diversas funcionalidades, como controle de estoque, detalhamento de faturamento e informações básicas para recepção.
A utilização do software para laboratório também permite diminuir o uso de papel e facilitar a rotina, uma vez que os processos são mais simplificados, o que ajuda na gestão do laboratório. Além do mais, o software auxilia na redução de custos e promove um melhor treinamento da equipe, pois ele apresenta um template simples e intuitivo que possibilita a formação do colaborador em pouco tempo e com qualidade.
Consequências de não fazer o controle preciso do histórico de paciente
A não organização do histórico de paciente pode trazer consequências ruins para a gestão laboratorial e também para o paciente e seu médico. Por exemplo, em caso de consultas emergenciais, se o histórico tiver desorganizado, torna-se impossibilitado o acesso rápido e completo ao prontuário do paciente. Isso dificulta bastante para o médico avaliar melhor a situação e a reação do paciente a medicamentos e a evolução da doença.
Outro fator a considerar é que histórico de paciente desorganizado deixa a segurança dos dados enfraquecida. Como não há controle sobre esses dados, é possível que informações privativas sejam perdidas ou vazadas, sofram ataques cibernéticos e fiquem juridicamente desprotegidas de acordo com a legislação.
Essas foram algumas informações sobre a importância do histórico de paciente. O backup de informações é um processo que está ligado aos dados do paciente. Ele ajuda o laboratório a eliminar a possibilidade de perdas de dados, algo muito fundamental para manter esse histórico atualizado.
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