Muito vem sendo falado atualmente sobre as novas regras da Lei Geral de Proteção de Dados, mas você sabe qual a real importância da LGPD para o seu laboratório? A lei versa sobre formas seguras de armazenar dados de pessoas, sem que eles fiquem expostos a hackers e outros perigos de vazamento na rede. Dados que caem em mãos erradas podem resultar em importunações, fraudes e golpes.
Como obter e gravar esses dados é um processo necessário para o funcionamento do laboratório, logo, é importante tomar medidas no sentido de protegê-los. Ao mesmo tempo que oferece vantagens, a tecnologia também engloba alguns riscos, que podem ser evitados a partir de mecanismos específicos. Com isso, a LGPD visa garantir ações com foco na segurança de dados.
Quer entender melhor como aplicar a LGPD ao seu laboratório? Acompanhe abaixo nosso artigo especial sobre o assunto.
O que é afinal, a LGPD para laboratórios?
Em laboratórios, a lei se refere basicamente aos dados dos pacientes. Pode ser que seja necessário fazer algumas adequações em seus sistemas ou mesmo conduta para enquadrar-se às novas exigências. Outro agravante no caso de laboratórios é que resultados de exame devem ser sigilosos, e o seu vazamento representa algo invasivo e até mesmo criminal.
Qual a importância de se adequar à nova legislação?
Pode ser que você esteja se perguntando por que adequar-se a essa nova lei. Podemos dizer que condutas inadequadas nesse sentido podem ser observadas em possíveis fiscalizações, o que implicaria penas e sanções, além de prejudicar a reputação do estabelecimento no mercado. Lembre-se de que o paciente de hoje é mais informado, conhece seus direitos legais e, certamente. cobrará a implantação das medidas necessárias para sua proteção.
Como se adaptar a essas mudanças?
Pode ser que você esteja se perguntando como, afinal, se adequar a tais mudanças. Para ajudar, preparamos abaixo algumas dicas.
Conscientize a sua equipe
Para que as medidas sejam colocadas em prática, é importante que todos os envolvidos as conheçam. Assim, ofereça treinamentos aos seus colaboradores, de modo que conheçam a lei e saibam como aplicá-la em suas práticas rotineiras.
Revise suas regras de privacidade
Pode ser que você precise fazer alterações no termo de consentimento que seus pacientes assinam para a realização de exames. Nele, devem constar os direitos do consumidor, já sob as novas diretrizes.
Invista na tecnologia
Além da conduta, mecanismos tecnológicos de proteção de dados fazem toda a diferença para o seu laboratório. É por isso que você deve dar preferência a sistemas modernos, que contam com criptografia e softwares de monitoramento.
Entendeu a importância da LGPD aplicada corretamente ao seu laboratório? Lembre-se de que seu paciente merece, além de um bom atendimento, a garantia de que seus dados, tanto pessoais quanto de exames, estão protegidos contra o acesso de pessoas não autorizadas. Informar-se e adequar-se o mais rápido possível é o melhor caminho, tanto do ponto de vista legal quanto comercial.
Se este artigo foi útil para você, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Youtube, LinkedIn e Instagram.