As ideias de Marketing de Conteúdo para laboratórios mais úteis são aquelas que podem ser implementadas de uma maneira correta, para atrair os consumidores certos, no momento mais adequado possível.
Quando se trata de um laboratório de análises clínicas, em que se está praticando ciência e fornecendo excelente atendimento ao cliente, é comum colocar o marketing em segundo plano, mas isso pode ser um grande erro.
Afinal, mesmo o melhor serviço do mundo não se vende sozinho e, portanto, é preciso estabelecer um planejamento de marketing de conteúdo para laboratórios, e assim continuar a expandir os negócios.
Segue abaixo 5 ideias práticas de marketing de conteúdo para aumentar a conscientização sobre os serviços de laboratório, e assim transformar os leads, ou seja, os potenciais clientes, em consumidores fiéis.
Crie campanha de marketing direto
É preciso começar com uma análise de mercado, para então identificar novas oportunidades de negócios para o laboratório em questão.
Vale realizar uma análise geral do setor, como pesquisa de mercado, para identificar áreas de crescimento e tendências do setor.
Além disso, deve-se analisar a base de clientes atual. Quem são os melhores clientes, como eles interagem com o laboratório, e quais as ferramentas digitais que estão disponíveis para esse contato.
Pode ser oferecido por meio de diferentes plataformas digitais, entre as quais:
- E-mail marketing;
- Mensageiros eletrônicos;
- Redes sociais;
- Site corporativo.
Vale criar uma lista de clientes em potencial, com ideias que correspondam a critérios específicos, como pedidos recorrentes e necessidades de alto volume, juntamente com informações de contato, adquiridos por meio de estratégias de Inbound Marketing para atrair, converter, vender e reter.
Como direcionamento do marketing de conteúdo, é preciso primeiro se apresentar, por meio de um rápido e-mail, mas ainda assim deve se certificar de que se tem a atenção devida.
Esta é uma chance para que os leads saibam quais os serviços que o laboratório oferece de forma qualificada e alinhada às diretrizes do setor.
Vale ressaltar que o marketing de conteúdo também pode explorar outras ferramentas, como panfletos digitais, convite a páginas de redes sociais e blogs para interação.
Aumente a presença nas redes sociais
As pessoas estão, em grande parte, ligadas às redes sociais. E essas se mostram poderosas ferramentas que os laboratórios médicos podem utilizar para criar o reconhecimento da marca e se comunicar com os pacientes, demonstrando um pouco do setor e educando a audiência.
É possível utilizar as redes sociais para demonstrar toda a experiência dos profissionais que atuam no laboratório, e assim mostrar autoridade sobre o assunto, estendendo (e atendendo) às necessidades dos clientes.
Inclusive, o marketing de conteúdo para laboratórios não precisa se resumir a postagens sobre serviços da empresa.
A exploração de postagens informativas, como avisos de qualidade da água, ou links para artigos que educam as pessoas sobre atividades que beneficiam a saúde, como um todo, podem despertar o interesse dos leads e ser mais dinâmico.
As plataformas de redes sociais se mostram como uma ferramenta de marketing acessível, com algoritmos próprios que decidem quantas pessoas terão acesso às postagens.
No entanto, é possível incluir anúncios pagos, que permite o impulsionamento de postagens, sendo direcionadas a segmentos específicos de usuários.
Faça upsell e ganhe referências de clientes atuais
Embora o objetivo de comercializar um laboratório seja conquistar novos clientes, não se deve esquecer de entrar em contato com os clientes atuais também.
O marketing de conteúdo para laboratórios dá a chance de vender serviços adicionais, que talvez os pacientes possam precisar em um momento oportuno.
Dessa forma, o inbound marketing pode ser, de novo, uma estratégia benéfica, pois permite o envio de pesquisa ou entrevista com os clientes, e assim possibilitar descobrir sobre necessidades específicas.
Busque oportunidades de marketing pessoal
Envolver o laboratório junto à comunidade local, e assim fazer conexões pessoais, permite não só uma maior abrangência do marketing de conteúdo, como também o pessoal.
A organização de uma visita ao laboratório, ou mesmo o patrocínio de eventos locais e a realização de campanhas de educação pública ajudam no marketing de conteúdo, gerando material para fortalecimento e divulgação da marca.
Mantenha o site atualizado
Assim como as dicas anteriores podem despertar o interesse de clientes em potencial para um laboratório médico, é preciso que eles conheçam os serviços, e isso as pessoas têm buscado em sites corporativos.
Um site profissional, acessível e amigável, cria uma primeira impressão impactante para os clientes em potencial.
Conclusão
Quando o marketing de conteúdo para laboratórios estiver em dia, muitos devem considerar investir em publicidade online, incluindo anúncios pagos em redes sociais e plataformas de pesquisa, além de banners em sites comerciais correlacionados.
A publicidade pode ser mais fácil do que outros esforços de divulgação, mas o marketing de conteúdo permite o alcance de milhares de clientes em potencial, desde que faça parte de uma campanha devidamente planejada.