O marketing digital é uma realidade para os negócios. A fim de tornar o laboratório mais competitivo, se situar nesse universo é fundamental, já que o mundo tem se movimentado diferente desde que as plataformas digitais invadiram o cotidiano e trouxeram novas formas de relacionamento e experiência — inclusive com marcas e consumo.
Pensando nisso, preparamos este post com 4 ideias viáveis de marketing digital para que a gestão do laboratório se organize, as use e alcance resultados excelentes tanto na construção de um bom posicionamento de mercado quanto na de captação de novos clientes. Quer saber quais são elas? Veja a seguir!
1. Marketing de conteúdo
Muito sobre a construção da boa imagem da empresa depende do valor que ela agrega na vida de seus clientes. No caso do laboratório de análises clínicas, esse proceder pode vir de diversas maneiras, desde um atendimento humanizado até diferenciais competitivos na hora de fazer marketing: o marketing de conteúdo, por exemplo.
A produção de conteúdo relevante para o público-alvo é uma forma de enriquecer o relacionamento entre o laboratório e os pacientes, já que informações importantes são veiculadas, tornando a clínica uma referência no assunto e uma auxiliadora nas buscas por respostas. Isso cuida de quem já é cliente e engaja novas prospecções.
2. Presença nas redes sociais
O mobile marketing não pode ser ignorado, afinal, passamos boa parte de nossos dias usando smartphones para executar diversas funções e encontrar os serviços que precisamos, além de executar pesquisas rápidas.
Considerando isso, estar ativo nas redes sociais e abrir canais de comunicação para os pacientes (como os chatboots) é essencial, pois a presença resultará em visibilidade. E já que você precisa estar onde o seu cliente está, aproveite, também, para caprichar na identidade da sua marca e, assim, transmitir ainda mais credibilidade.
3. Anúncios patrocinados
Fluxo orgânico é uma beleza, mas nem sempre ele é tão forte quanto gostaríamos. Nesses casos, contar com um impulso não é nada mau. Nossa sugestão são os anúncios patrocinados, cujo direcionamento depende de sua estratégia de marketing.
A prática consiste em aparecer estrategicamente para o seu público-alvo em ambientes de navegação dele. Isso pode ser alcançado por meio da divulgação paga do seu conteúdo ou janelas apontando o seu serviço, por exemplo. Sendo assim, não se esqueça de garantir o suporte mobile.
4. Soluções personalizadas
Por último, mas não menos importante, é impossível não abordar facilidades. Estamos falando sobre aplicativos e contato direto com os pacientes. Todos os ambientes virtuais cujo acesso se dá via celular são bem-vindos, considere-os em seu plano de marketing.
Comunicação via Whatsapp, envio de SMS para dar felicitações em datas especiais, avisar os pacientes de consultas e resultados prontos são ações de marketing indispensáveis. Não se esqueça de contar com um bom aplicativo para consulta dos resultados online.
O marketing digital não é tão complicado quanto as pessoas pensam. O mais importante para executar uma boa estratégia é investir tempo e energia no planejamento, para que as suas ações atinjam em cheio os objetivos, sendo aparente e atraente para quem realmente importa ao seu negócio.
Essa prática, quando bem-executada, pode posicionar positivamente o laboratório no mercado, sendo uma via para que mais clientes sejam atendidos. Você já conhece o geomarketing? Saiba como usar essa ferramenta para atrair mais pacientes!
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