Você está precisando aumentar a sua lucratividade? Pois saiba que algumas ações e estratégias podem lhe ajudar nessa missão — entre elas, investir em marketing para laboratórios de análises clínicas.
Essa é uma forma de atrair pacientes e realizar mais atendimentos em médio e longo prazos, contribuindo para destacar e reforçar a imagem da sua marca. Quer saber como? Neste post, veremos 4 tendências de marketing para laboratórios que podem alavancar o seu negócio! Continue lendo e saiba como implementá-las.
1. Mídias sociais
Sem dúvida, a estratégia mais adotada atualmente é a utilização de redes como o Facebook, Instagram, YouTube, entre outras. E não é à toa: é cada vez mais difícil encontrar alguém que não tenha um perfil em alguma delas.
É fundamental que a sua empresa esteja onde os seus clientes em potencial estejam. Para tanto, a melhor saída é produzir conteúdos de qualidade nessas mídias sociais, que sejam relevantes para o seu público-alvo.
2. Vídeo marketing
Por falar em YouTube, essa é a plataforma mais utilizada para a postagem de vídeos com conteúdo sobre marcas — o chamado vídeo marketing. E essa estratégia é bastante eficaz, justamente pelo poder que os vídeos têm de engajar as pessoas.
Nesse sentido, você pode fazer vídeos divulgando diretamente os seus serviços. No entanto, o mais interessante é produzir um conteúdo original e atrativo para o seu público: seja dicas de saúde e bem-estar, seja explicações de doenças ou mesmo de alguns procedimentos laboratoriais, entre outros conteúdos relacionados ao seu negócio.
3. Marketing de conteúdo
Você já deve ter lido muitos posts de blogs — assim como este — ao fazer uma busca no Google, não é mesmo? Pois eles fazem parte de uma estratégia conhecida como marketing de conteúdo, uma das maiores tendências da área. Em um blog, é possível postar diversos tipos e formatos de conteúdo, como vídeos, textos, infográficos e podcasts (áudio) sobre os mais variados assuntos.
No caso do seu laboratório, a ideia aqui é a mesma dos vídeos — com a diferença de que se faz muito mais conteúdo educativo. Isso porque o marketing de conteúdo procura responder às próprias perguntas realizadas pelos usuários na internet, retirando suas dúvidas. Assim, aos poucos, eles podem se lembrar bem mais da sua marca, pela confiança adquirida. E isso realmente funciona!
4. Influenciadores digitais
Por fim, outra estratégia de marketing para laboratórios que tem se destacado bastante é a utilização de influenciadores digitais, pessoas de destaque na mídia que são capazes de dialogar diretamente com o seu público de interesse.
Os conteúdos desses influenciadores também podem ser criados em formatos variados. O mais importante é aproveitar bem a linguagem e outras características que os aproximam das pessoas, de modo que essa proximidade seja transferida para a sua marca.
Todas essas tendências de marketing apresentam suas vantagens, como vimos, mas o mais interessante é que elas podem ser usadas de modo complementar. Um vídeo com um influenciador, por exemplo, pode ser postado no seu blog ou compartilhado nas suas redes sociais. Essa forte presença on-line é capaz de gerar muita visibilidade à sua marca e fazer o seu negócio crescer — vale a pena investir nisso!
Então, gostou dessas tendências de marketing para laboratórios? Agora, para ficar por dentro mais novidades e conteúdos, aproveite para nos seguir em nossas redes! Estamos no Facebook e no LinkedIn.