Manter um bom relacionamento com pacientes é fundamental, porém no dia a dia de muitos laboratórios, entre as inúmeras tarefas desenvolvidas, alguns elementos essenciais de fidelização acabam sendo deixados de lado e isso acaba abrindo espaço para a concorrência atuar.
Quando os profissionais não prestam o pós-atendimento ao paciente, a chance dele não retornar é grande. Por isso, é preciso repensar a forma como é mantida a comunicação até que esse paciente volte a procurar os serviços oferecidos pelo laboratório.
Para muitos gestores — e até para os pacientes —, o momento pós-atendimento é, às vezes, mais importante do que o próprio serviço em si. Sendo assim, listamos alguns benefícios que o pós-atendimento pode gerar na relação laboratório e paciente. Confira:
Estabilidade de caixa
Manter um pós-atendimento bom aumenta as possibilidades de pacientes voltarem a procurar os serviços prestados pelo laboratório e, assim, gerar receitas contínuas. Com isso, é possível garantir um fluxo de caixa que ofereça maior segurança para a manutenção das atividades diárias.
Indicações a outros pacientes
Mantendo uma comunicação pós-atendimento, é possível criar um relacionamento de confiança entre o laboratório e o usuário dos serviços, o que aumenta as chances de tais pacientes indicarem o trabalho prestado pelo laboratório a outras pessoas.
Mas, muito além de gerar recursos financeiros para o laboratório, manter um pós-atendimento com base em uma relação estruturada é importante para que o paciente não pense em utilizar os serviços da concorrência.
Barganha de preço desnecessária
Nem sempre maiores preços indicam melhores serviços, assim como o inverso também não é, necessariamente, verdadeiro.
Quando o paciente percebe que a qualidade dos serviços oferecidos pelo laboratório superou suas expectativas, o valor pago acaba ficando em segundo plano. Dessa forma, fica mais fácil fidelizar os pacientes e, em seguida, oferecer um pós-atendimento de boa qualidade.
Agora que você já conhece alguns benefícios do pós-atendimento para o seu laboratório — e também para os seus pacientes —, confira dicas de como estabelecer um pós-atendimento mais eficiente:
Mantenha o banco de dados sempre atualizado
É importante que o laboratório mantenha um registro de todos os pacientes que utilizaram algum tipo de serviço. Dentre os dados informados pelo paciente, devem estar o nome, o telefone, o endereço, bem como a lista dos serviços realizados e se foi a primeira vez que o paciente realizou algum procedimento no laboratório.
Todos esses dados visam garantir que o pós-atendimento seja realizado com mais agilidade e eficiência. Uma ligação, um e-mail ou mesmo uma mensagem de texto, por exemplo, podem informar o paciente sobre a liberação do resultado de algum exame ou a necessidade de retorno ao laboratório para a realização de novos procedimentos.
Preste atenção às datas comemorativas
Diante de tantos recursos oferecidos pela tecnologia, escolha os que podem auxiliar os colaboradores do seu laboratório a manter um relacionamento pós-atendimento com seus pacientes.
Crie o hábito de se comunicar com seus pacientes via e-mail, WhatsApp, SMS ou qualquer outro recurso pertinente. Mantenha o seu banco de dados atualizado e entre em contato com os pacientes em datas comemorativas como aniversário, Natal e Ano Novo, por exemplo.
Além disso, compartilhe materiais educativos no seu site para mantê-lo informado sobre os assuntos relacionados à saúde.
Crie um canal de comunicação acessível
Não tem nada mais desanimador para um paciente do que precisar marcar um exame ou entender como funciona certo procedimento e não conseguir entrar em contato com o laboratório. Isso, além de desmotivar o paciente a cuidar da saúde, faz com que ele acabe deixando de usufruir dos serviços do seu laboratório.
Por isso, crie canais de comunicação eficientes para que os pacientes consigam entrar em contato com os seus colaboradores e possam sanar dúvidas e marcar exames, por exemplo.
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