Muitas pessoas preferem cortar qualquer investimento com marketing a fim de melhorar os custos, mas isso é um grande erro! Afinal, quem não é visto não é lembrado.
É bem mais conveniente descobrir maneiras para otimizar seus investimentos em marketing, utilizando estratégias que possuam um bom custo-benefício. Um exemplo é o marketing boca a boca. Entenda o que é isso e saiba como usá-lo a seu favor!
Entenda o que é o marketing boca a boca
Se você já falou sobre um produto ou uma marca para algum amigo, certamente já cumpriu o marketing boca a boca. Essa estratégia de mercado envolve fazer com que seu cliente atual fale dos seus negócios para outras pessoas — amigos de trabalho, parentes, vizinhos.
É comum que as pessoas sigam as dicas de seus amigos mais próximos na hora de comprar um produto ou escolher um serviço. Por exemplo: quando alguém precisa de um laboratório para fazer exames, pode solicitar referências de laboratórios (onde foram bem tratados e que lhes prestaram bons serviços) para seus amigos e familiares.
Como o marketing boca a boca é feito pelos seus clientes, você não terá que realizar um alto investimento para colher bons resultados. Mas, para que tudo dê certo, veja as dicas abaixo!
Mantenha contato frequente com seus clientes
Se os seus clientes é que fazem o marketing boca a boca para você, então você precisa ter um bom relacionamento com eles e manter contato reiterado.
Trabalhe para oferecer um bom atendimento, proporcionando uma melhor experiência para a sua clientela. Posteriormente, mantenha o foco na fidelização. Você poderá usar as estratégias convencionais, pois elas apresentam bons resultados. Lembre-se de datas importantes, como aniversários, Dia das Mães ou dos Pais, etc. Mande um cartão ou até mesmo um brinde/mimo. Isso reforça a imagem positiva do laboratório.
Use apropriadamente o marketing digital
O marketing boca a boca também pode ser potencializado por meio dos canais digitais — mais ainda pelas redes sociais. A internet pode ser aproveitada tanto para fidelizar os clientes atuais como para conquistar novos clientes potenciais.
Para isso, invista em um bom conteúdo a ser publicado, como dicas de saúde e bem-estar. Seja sempre positivo e faça com que os clientes atuais se engajem em suas publicações. A interação deles será de extrema importância, visto que os amigos de seus clientes também vão travar contato com aqueles conteúdos.
Uma forma de conseguir que suas publicações sejam divulgadas e vistas por potenciais clientes é criar conteúdos que incentivem o compartilhamento e a marcação dos amigos. Isso faz com que você apareça mais e também que seja mais lembrado — por sempre marcar presença na timeline de sua clientela fidelizada.
Peça ajuda para gente especializada
Se você tem receio e acha que precisa melhorar suas técnicas, não tenha medo de pedir ajuda. Você encontrará profissionais e agências especializadas, capazes de treinar sua equipe para oferecer o melhor atendimento possível.
Encontrará também profissionais para otimizar o seu relacionamento com os clientes por meio do marketing digital. Investir em ajuda profissional para incentivar o marketing boca a boca é uma excelente alternativa para quem quer ver o seu laboratório crescer!
Vale a pena alertar para o fato de que o marketing boca a boca é um investimento que não possui tanto custo, em vista do retorno que poderá lhe proporcionar. Isso é uma ótima notícia, pois permite que você possa investir em outras áreas — como, por exemplo, na aquisição de um gerenciador de ambiente laboratorial. Lembre-se também de que os atuais clientes são a fonte mais confiável de informação para clientes em potencial.
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