A integração de chatbots no atendimento de laboratórios tem se tornado uma prática essencial para otimizar processos e melhorar a experiência do paciente, tanto que nenhum laboratório que deseje se posicionar de forma realmente competitiva no mercado pode prescindir dela. Por isso, o Unilab disponibiliza a plataforma Chatlab, que atende às necessidades específicas dos laboratórios.
Ela automatiza o atendimento de diversos canais de comunicação como WhatsApp, Instagram, Facebook, Telegram e ainda disponibiliza um bot direto no seu site, centralizando todas as mensagens num só canal e trazendo maior agilidade ao contato entre laboratório e paciente. Para aproveitar ao máximo todo upgrade que o Chatlab pode promover no seu relacionamento com os clientes, alguns erros devem ser evitados.
1. Não Configurar Corretamente o Aplicativo
A configuração inicial do Chatlab é crucial para seu desempenho. Falhas nessa etapa podem resultar em funcionalidades mal implementadas, afetando a eficiência do atendimento. A falta de uma configuração adequada compromete a integração com sistemas existentes, a personalização das interações e a automação de processos, prejudicando a experiência do paciente e a operação do laboratório. Por exemplo, lembre-se de disponibilizar um roteiro intuitivo que acolha também clientes pouco familiarizados com a tecnologia, oferecendo alternativas de “volta ao menu inicial” ou “falar com um de nossos atendentes”.
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2. Utilizar Linguagem Inadequada
Comunicação clara e acessível é fundamental. Scripts com linguagem técnica ou complexa podem dificultar a compreensão dos pacientes, especialmente aqueles sem familiaridade com termos médicos. A utilização de uma linguagem simples e direta facilita a interação, evitando a frustração do paciente e aumentando a eficiência do atendimento. Além disso, a personalização da linguagem de acordo com o público-alvo é essencial para uma comunicação eficaz, utilizando corretamente os pronomes de tratamento e dosando na medida certa: acolhimento, gentileza e profissionalismo.
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3. Desconhecimento dos Recursos do Aplicativo
O Chatlab oferece diversas funcionalidades que, quando bem utilizadas, potencializam o atendimento. A falta de conhecimento sobre esses recursos impede a exploração completa da ferramenta, limitando seus benefícios. Investir tempo no treinamento da equipe e na exploração das funcionalidades do Chatlab permite automação de processos, redução de erros e melhoria na satisfação do paciente. Não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte e solicitar uma relação dos recursos a seu dispor através do Chatlab.
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O uso de Chatbots no Atendimento de Laboratórios já é uma realidade!
A adoção de chatbots no setor de saúde, especialmente em laboratórios, oferece diversas vantagens. Entre elas, a automação de processos, com chatbots automatizando tarefas como envio de resultados e outras mensagens, acelerando o cadastro do paciente e liberando a equipe para atividades mais complexas.
O atendimento 24/7 disponibilizado aos pacientes permite que o contato seja iniciado em qualquer momento, sem a necessidade de intervenção humana. E vale mencionar a redução de custos e o aumento do faturamento. Ao automatizar processos, os laboratórios têm acesso a indicadores valiosos para a gestão, como pesquisas de opinião e avaliação do atendimento, aumentando a produtividade da equipe e a taxa de orçamentos convertidos.
Finalmente, a melhoria no índice de satisfação do paciente e o valor agregado à sua marca é evidente com a entrega de respostas rápidas e precisas que avançam a comunicação no que ela tem de mais objetivo, e reservam a interação humana para os momentos em que ela é realmente imprescindível. Tire o máximo proveito da sua plataforma Chatlab, e seja bem-vindo à dianteira do mercado laboratorial!