O bom funcionamento de um laboratório, assim como o de qualquer empreendimento, depende do fluxo constante de pacientes que buscam os seus serviços. Se pacientes deixaram de comparecer, é preciso ficar atento aos motivos e buscar uma solução!
Mas como saber quais clientes que estão há algum tempo sem aparecer no laboratório? Simples: Se você mantém um banco de dados atualizado e com o cadastro dos pacientes em dia, é possível realizar uma consulta para conhecer quem são estes pacientes inativos. Faça um levantamento de quem não realiza um exame há mais de 6 meses e comece a pensar em ações para trazê-lo de volta.
É preciso mudar a ideia de que ir a um laboratório é um “mal necessário” e que pode ser uma prática preventiva e prazerosa para cuidar da saúde. Vejamos alguns motivos de um possível afastamento e estratégias que podem ajudar a reengajar seus clientes. Confira!
1. Não tem tempo de ir ao laboratório durante o horário de expediente?
Talvez, este seja um dos motivos que levam muitas pessoas a deixarem de manter um controle preventivo da saúde: a falta de tempo. O horário comercial inviabiliza que o cliente se ausente durante o experiente de trabalho para realizar um procedimento laboratorial e nos horários livres, como de almoço ou final de expediente, o laboratório já não está mais no horário de atendimento.
Se você quer reter clientes de uma melhor forma e reengajá-los, a dica aqui é entrar em contato com ele e oferecer um horário diferenciado. Mas atenção quanto a abordagem: é preciso demonstrar que realmente se importa com aquela pessoa e que percebeu sua falta.
Realizar um reengajamento vai lhe poupar tempo para captar novos clientes e, melhor, dará a chance ao laboratório de manter uma relação duradoura com seus pacientes, uma vez que acreditam na qualidade e, por isso, voltarão sempre que precisarem.
2. Está utilizando os serviços de um outro laboratório com preços mais acessíveis?
Embora a qualidade no atendimento seja importante, o preço ainda fala mais alto quando o assunto mexe no bolso. Se você quer reengajar um paciente que está buscando serviços de concorrentes, tente se equiparar aos preços ofertados ou oferecer um diferencial, como a gratuidade em um próximo exame, serviço de entrega de resultados pela internet ou descontos em outros procedimentos diferenciais.
Outra dica que sempre chama muito a atenção é quando os benefícios são estendidos aos familiares e cônjuges. Pense no seu paciente como alguém que tem família e que pode trazê-la ao seu laboratório.
A reativação da relação com pacientes antigos evita a migração deles para outros laboratórios e é uma estratégia bem mais barata e prática do que buscar novos clientes. E isso é vantajoso para ambos os lados, já que o laboratório possui o histórico do paciente e já existe uma relação de confiança entre eles. Isso garante que o serviço seja bem feito, que o paciente saia satisfeito com os resultados e que retorne sempre que precisar.
3. Tem se descuidado ou esquecido?
Mutias pessoas deixam de realizar exames ou procedimentos de rotina por descuido ou por esquecimento. Embora a prática de manter a rotina de cuidados com a saúde esteja ligada ao médico, o laboratório pode utilizar do seu banco de dados e do seu histórico para lembrar aquele paciente qual foi a última vez que realizou um exame de rotina e auxiliá-lo da importância em manter um calendário de verificação de saúde.
O reengajamento feito nesta situação não apenas fará o cliente inativo retornar ao seu laboratório, mas faz com que ele se sinta especial, o que lhe manterá fidelizado independentemente de qualquer outro estabelecimento que venha a oferecer o mesmo tipo de serviço.
E então, o que seu laboratório está fazendo para reengajar clientes antigos e que estão inativos? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários.