Diminuir o tempo de espera é importante não apenas para evitar as aglomerações na recepção, mas para que os pacientes permaneçam satisfeitos, fidelizados e dispostos a voltar em busca de outros serviços.
Inspire satisfação para os seus clientes desde o primeiro contato com a equipe! Confira a seguir quatro dicas que preparamos para você reduzir o tempo de espera na recepção.
1. Possibilite a entrega de laudos via internet
Muitas pessoas dirigem-se ao laboratório apenas para receber os resultados dos seus exames. Pensando nisso, sugerimos que a sua empresa adote um sistema de entrega de resultados online.
Oferecer essa opção para os clientes é uma ótima forma de diminuir as filas e, portanto, o tempo de espera. Além disso, utilizar a tecnologia na hora do atendimento significa que a gestão se preocupa em inovar a forma de realizar os processos de rotina.
2. Adote um software de atendimento
Adotar um software de atendimento inteligente reduz grande parte da possível demora no momento do atendimento. Esse tipo de programa sugere o melhor local, hora e data para cada paciente, facilitando o processo de agendamento tanto para quem está atendendo quanto para quem busca os serviços.
Esqueça o famoso pedido de “só um minutinho”, pois os clientes serão atendidos bem mais depressa. O software reduz os atrasos dos profissionais, considera possíveis conflitos no momento da preparação e dessa forma diminui o tempo de espera na recepção, tornando a experiência no atendimento mais agradável.
3. Instale totens de autoatendimento
Instalar totens de autoatendimento pode ser a melhor maneira de reduzir o tempo de espera no seu laboratório. Para receber a senha, basta que na chegada o cliente digite seu nome e sua data de nascimento no aparelho. O processo é simples e impede que as filas se formem.
Casos de adiantamento com o laboratório vazio ou de chegada em cima da hora também podem ser resolvidos pelo sistema. O totem, que tem acesso à agenda do laboratório, disponibiliza senhas antecipando o atendimento em momentos como esses.
4. Conte com a ajuda da sua equipe
Para os seus clientes, o tempo de espera e de permanência no laboratório é totalmente associado com a qualidade do serviço prestado. Portanto, para que todos saiam satisfeitos e dispostos a voltar em busca de novos serviços:
- monte a escala de horários dos seus colaboradores de acordo com os horários de pico de atendimento;
- reduza ao máximo os atrasos;
- capacite os funcionários;
- caso a equipe não esteja dando conta, contrate mais pessoas.
Implementar controle de filas vai além de proporcionar atendimentos rápidos. Utilizar recursos como os que citamos neste post auxilia no processo de visualização do cliente. Dessa forma ele consegue perceber quantas pessoas estão na sua frente ou se vai ser atendido no tempo estipulado. Tudo isso faz com que a ansiedade e o desconforto das horas em jejum diminuam consideravelmente.
O laboratório também ganha com a adoção de novos hábitos de atendimento para redução de tempo de espera. A produtividade da equipe aumenta em decorrência da fluidez dos serviços, sem contar na efetividade do monitoramento de serviços.
Não deixe de sempre buscar novidades para melhorar o atendimento ao cliente. Para isso, confira nosso próximo artigo sobre tratamento humanizado em laboratórios. Boa leitura!