Grande parte das nossas vidas vai transcorrer no ambiente de trabalho, e esse é um bom motivo para valorizar a harmonia e a integração entre quem compartilha esse espaço. Afinal, um clima de cooperação e cordialidade torna tudo mais agradável. Mas existem razões mais objetivas pelas quais o gestor deve investir na integração da equipe, e elas dizem respeito ao próprio crescimento do laboratório no mercado.
Equipe integrada reflete positivamente dentro e fora do laboratório
Não deixe de ler: Guia básico de recrutamento e seleção na área da saúde!
São muitas as vantagens de promover uma atmosfera sadia e acolhedora entre seus colaboradores, e elas vão bem além da mera satisfação que isso proporciona no dia a dia. Para o gestor, contar com uma equipe mais segura e menos estressada pode representar muitos trunfos.
Vantagens que a integração da equipe traz para o seu laboratório:
- Bom clima organizacional trai profissionais qualificados. Tornar a empresa uma colocação desejada no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que reduz a rotatividade, também promove a retenção de talentos.
- Atmosfera de integração melhora a produtividade. Com base na cooperação mútua e numa melhor comunicação entre os colaboradores.
- Equipe bem integrada compartilha experiências. E assim cria condições que favorecem o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
- Clima de cooperação cria identificação entre equipe e empresa. Isso acontece por promover o engajamento e a motivação entre a equipe.
- A harmonia interna favorece sua marca. Ao contribuir para a imagem do laboratório como uma empresa moderna e sintonizada com novos parâmetros organizacionais.
- Fortalecimento de diversos pontos da jornada do cliente. Ao melhorar a experiência do paciente, que é positivamente impactada pela atmosfera de gentileza e fluência nos relacionamentos entre a equipe e da equipe para com ele.
Confira as dicas para criar integração entre a equipe do laboratório!
Transparência favorece a integração da equipe.
Disponibilize informação. Nada é mais danoso para uma boa atmosfera corporativa do que a incerteza. Ela é a origem de desentendimentos, equívocos, e mesmo do gradual desinteresse dos colaboradores, que não se sentem parte do empreendimento. As formas de popularizar a informação são várias. Você pode organizar reuniões periódicas com uma pauta objetiva para atualizar os colaboradores sobre as novidades e metas do laboratório. Um grupo de WhatsApp corporativo também pode ser interessante, desde que seja possível manter certo foco nos assuntos que realmente dizem respeito ao laboratório. Circulares impressas são um formato em desuso por serem menos ágeis e eficazes do que comunicados virtuais, mas dependendo do porte do seu laboratório e da relevância da informação, também pode ser um veículo interessante.
Reconheça e estimule os talentos dos colaboradores.
Reconhecer os esforços de cada pessoa da equipe individualmente também é importante para promover um bom clima no laboratório, desde que isso seja feito de forma a não acirrar competição pouco saudável. Um agradecimento ou elogio bem colocado, no momento oportuno (e sem nunca estabelecer comparações entre colegas) são muito importantes para fortalecer o espírito de participação e empenho rumo aos objetivos da empresa.
Interação saudável começa pelo exemplo do gestor.
Seja o padrão que deseja implantar. Cultivar uma relação cordial, respeitosa e dentro dos limites hierárquicos com toda a equipe, equilibrando descontração e a seriedade necessárias aos assuntos técnicos e administrativos, é parte do papel da gestão na criação dessa atmosfera de integração que se deseja implantar. Evite conversas paralelas sobre assuntos de trabalho, priorizando a transparência e desestimulando a fofoca, uma das atitudes mais danosas no ambiente corporativo.
Saiba tudo: Como se tornar um líder humanizado.
Boa administração de conflitos garante o bom clima organizacional.
Saiba administrar conflitos. Quando for necessário administrar desentendimentos entre os colaboradores, faça-o de forma compreensiva e imparcial, ouvindo todos os lados e buscando soluções de conciliação sem favorecimentos. Um passo a passo de como intervir nesses casos pode incluir: 1.Informe-se ao máximo, identificando e ouvindo com paciência e empatia as partes envolvidas. 2.Argumente, mostrando as alternativas para resolver o problema e deixando claro que o bom andamento dos processos do laboratório devem ser considerados na solução. 3.Decida, caso a conciliação não se produza naturalmente a partir do encontro entre as partes. Aqui, sua prerrogativa de gestor deve se fazer valer. 4.Dê acompanhamento, tornando a ouvir as partes algum tempo depois para ter certeza de que as diferenças foram acomodadas, e de que um novo conflito não está fermentando por conta de uma questão mal resolvida.
Hierarquia bem definida facilita a interação da equipe.
Se cada um sabe seu papel e suas atribuições, fica mais fácil evitar atritos e mal-entendidos baseados em intromissões nas devidas incumbências. E isso facilita também a cooperação, visto que cada colaborador, conhecendo os limites do seu setor, sente-se confortável para solicitar ou oferecer assessoria se necessário, sem sentir sua autoridade ameaçada. Cabe ao gestor deixar claro esses limites desde a apresentação de cada colaborador aos colegas e às suas funções.
Saiba como melhorar o engajamento dos colaboradores com o laboratório!
Pesquisas de clima revelam mindset dos colaboradores.
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que avalia a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, permitindo identificar fatores que impactam sua satisfação, motivação e produtividade. Por meio de questionários, entrevistas e, às vezes, grupos focais (pequenas reuniões com parcela representativa da equipe), os colaboradores expressam suas opiniões sobre aspectos como comunicação, liderança, condições de trabalho, reconhecimento, entre outros. Os dados coletados ajudam a entender os pontos fortes e as áreas que necessitam de melhorias na organização, permitindo o desenvolvimento de ações estratégicas para promover um ambiente mais positivo e produtivo.
Leia também! Como avaliar a equipe de um laboratório de análises clínicas.
Conte com o LIS Unilab para monitorar resultados!
O LIS é capaz de emitir relatórios de produtividade e permite a rastreabilidade completa do colaborador dentro do sistema, o que garante mais transparência para os processos e na hora de resolver conflitos. Mas você pode ir além, e monitorar a produtividade de forma geral algum tempo após implementar políticas de integração da equipe, no sentido de avaliar resultados, inclusive comparando indicadores entre matriz e postos de coleta!
Em todos os aspectos da gestão, o LIS Unilab está pronto para oferecer soluções sob medida para você. Agende já uma demonstração!