É comum se sentir um pouco perdido ao pensar sobre como montar um laboratório de análises clínicas. Além do desafio que é tocar um negócio, seja ele de qualquer segmento, há ainda a preocupação sobre ser um empreendimento na área da saúde. Até os que têm bastante noção de gestão podem ficar inseguros.
Diante desse cenário, preparamos este post com as principais orientações para que você consiga planejar e fazer o seu laboratório acontecer. Quer esclarecer alguns pontos importantíssimos? Venha conosco nesta leitura e descubra!
Planejamento estratégico
Qual é o objetivo da atuação do laboratório? O negócio se trata de análises clínicas, certo, mas qual é o propósito por trás de todo o trabalho desempenhado? As diretrizes estratégicas, bem como essa “razão de ser” do empreendimento, precisam estar bem claras.
É a partir delas que o perfil do negócio surge e o planejamento estratégico se desenrola.
Definidos os grandes objetivos, é necessário esquematizar as ações do tático e operacional: quais atividades o laboratório vai desempenhar e quais recursos ele precisa para conseguir? A ideia é que os maiores objetivos sejam divididos em metas. Você já sabe o que precisa ser feito, daí em diante é momento de saber como fazer.
Pesquisa de mercado
Falando em escala geral, parece simples: descubra como fazer. Mas de onde sai esse conhecimento? Justamente da pesquisa de mercado. Você vai saber como alcançar seus objetivos com o laboratório quando conhecer o mercado no qual essa atividade está inserida. Aspectos gerais e específicos devem ser mapeados.
Como anda o mercado de análises clínicas? O que é o mínimo esperado para prestar esse serviço? Além disso, pense sobre as particularidades do seu empreendimento.
Defina qual público você quer atingir, quais são os pontos fracos e fortes da região, quem são os concorrentes e quais são os diferenciais de cada um, incluindo os do seu negócio.
Busque aplicar metodologias para ajudar você nessas análises: a Matriz SWOT, o Oceano Azul etc., são métodos capazes de dar um norte e orientar a pesquisa de quem não tem muita experiência no assunto.
Não deixe também de buscar conhecimento sobre fornecedores e preços, tanto os praticados no ramo — de venda — quanto os de compra.
Normas e regulamentações
Ao abrir um laboratório, os trabalhos se tornam comprometidos acerca das condições sanitárias. Isso significa que há a responsabilidade social em relação à atuação da clínica. Dessa forma, há regulamentações que devem ser seguidas. Nesse caso, estamos falando da RDC 302/2005, cujo texto técnico normatiza as rotinas laboratoriais.
Desde a coleta dos materiais até a emissão de laudos: tudo é regulamentado. Estruturas físicas, recursos humanos, níveis de biossegurança etc., absolutamente todos os setores estão descritos no documento.
Consulte a regulamentação para saber quais são os padrões exigidos e atenda às obrigatoriedades para conseguir o alvará sanitário.
Fator inovação e tecnologia
O fator inovação geralmente é visto ligado à tecnologia — e ele está —, mas não necessariamente é sobre ter realidade virtual e outras novidades de ponta no seu laboratório. Encontrar meios sustentáveis de modernizar as rotinas e novas formas de proporcionar uma experiência excelente ao cliente é o que conta.
Sendo assim, não deixe de contar com um bom sistema de gestão de laboratórios, a fim de otimizar todos os processos, integrando os setores e sinalizando caso algo saia do controle. Inovar é sobre dar aquilo que ninguém entrega.
Cuide de todos os pontos aqui citados acerca de como montar um laboratório de análises clínicas e capriche no atendimento humanizado: são os primeiros passos para o sucesso do seu empreendimento.
Agora, que tal ler mais sobre tecnologia na área da saúde: conheça a saúde 4.0 e saiba como preparar o seu laboratório para essa realidade!