Dependendo do fluxo de pacientes, a gestão de um laboratório pode se tornar cada vez mais complexa. Isso acontece inclusive porque é indispensável garantir a segurança dos pacientes e de seus resultados sem que isso signifique perder em eficiência ou desperdiçar recursos. Para ajudar a tornar essa tarefa relativamente mais fácil, contar com uma boa gestão por processos faz a diferença nos resultados.
Segundo Gart Capote, “Gerenciamento de Processos de Negócio é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização”.
Não sabe como isso acontece? Então, analise ao menos quatro bons motivos para implementar uma gestão por processos no seu laboratório.
Garanta mais controle e melhore sua tomada de decisão
Quando os processos de um laboratório passam por uma gestão por processos, existe maior controle exercido sobre cada etapa realizada no laboratório. É mais fácil identificar, por exemplo, quais são as características do atendimento ou como devem ser realizados os procedimentos laboratoriais.
Como resultado, há mais controle sobre o lugar, o que auxilia na tomada de decisão. Com mais controle, há mais informação, o que ajuda a criar uma visão sistêmica do negócio para ter uma tomada de decisão melhor e confiável — como ao decidir se um processo pode ser otimizado ou se uma política de redução de custos deve ser instituída, por exemplo.
Economize tempo e aumente a produtividade
A gestão por processos também tem uma influência positiva no tempo utilizado pelos processos, fazendo com que ele seja menor e aumentando a produtividade. Com a gestão por processos, fica mais fácil identificar gargalos produtivos, como uma etapa que consome mais tempo do que o necessário, por exemplo.
Além disso, como permite uma otimização de parâmetros, a gestão por processos também ajuda a economizar tempo nas atividades em geral. Se uma gestão de processos indicou que o processamento de um determinado exame pode acontecer de maneira mais eficiente, por exemplo, existe um ganho de produtividade com a mudança.
Consiga mais segurança e confiabilidade
Outros fatores que são influenciados positivamente pela gestão por processos são a segurança e, portanto, a confiabilidade dos resultados em geral. Como existe mais controle sobre cada processo, os riscos e os erros são diminuídos a um patamar mínimo, o que ajuda a garantir a confiança nos resultados.
O fato de a gestão por processos também ser feita de maneira automática diminui a influência humana e, portanto, diminui as chances de que erros aconteçam por qualquer descuido, como uma entrada errada de dados.
Melhore o atendimento e a satisfação do paciente
A gestão por processos também chega ao paciente, que acaba desfrutando de um serviço com mais qualidade e mais segurança. O atendimento também é favorecido por se tornar mais ágil e mais assertivo, como ao criar um sistema de atendimento e de coleta automatizado.
Com mais qualidade no serviço prestado, o cliente acaba ficando mais satisfeito com toda a experiência, o que favorece a retenção de clientes. Assim, é preciso menos esforços para manter o cliente no laboratório e mesmo conseguir indicações de outros pacientes.
Uma gestão por processos no laboratório é capaz de causar impactos positivos no controle de processos, na produtividade, na segurança e também na experiência do paciente. Como resultado, o laboratório se torna mais eficiente e mais rentável, além de garantir um fortalecimento da base de pacientes.
Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Conta pra gente nos comentários.