Para garantir o bom funcionamento e uma gestão eficaz de um laboratório, é necessário que o proprietário ou o gerente do estabelecimento possua conhecimentos básicos em administração — sobretudo no que se refere ao planejamento estratégico.
Apesar de tal assunto ser tão importante para empresas de qualquer segmento, muitos empresários da área da saúde têm dificuldades com essas questões voltadas ao universo da administração, o que ocorre devido ao fato desses conceitos não serem trabalhados durante sua graduação pelas faculdades.
Você se identificou com essa situação? Então não se preocupe! Neste post, listamos 5 passos para fazer um planejamento estratégico para o seu laboratório. Confira!
1. Defina uma estrutura organizacional
Para que um planejamento estratégico seja bem aplicado por todos no laboratório, é essencial que haja uma estrutura organizacional bem planejada. Para isso, recomendamos que seja feita uma separação de funções de acordo com o que é proposto pelo teórico Henry Mintzberg.
O autor divide as empresas em 6 partes básicas: ápice estratégico, linha intermediária, núcleo operacional, tecnoestrutura, equipes de apoio e ideologia. Cada uma dessas divisões possui funções específicas, porém todas devem contribuir com ideias para o bom funcionamento daquilo que foi planejado.
2. Estabeleça diretrizes organizacionais
A principal ação que deve ser feita para um planejamento estratégico eficiente é estabelecer diretrizes organizacionais, que nada mais são do que a missão, a visão e os valores da empresa.
A missão deve dizer o que a empresa é e o que pretende atingir, bem como a sua responsabilidade social no ambiente em que está inserida. A visão, por sua vez, deve apresentar aquilo que a empresa quer atingir dentro de períodos pré-estabelecidos, enquanto os valores são ideais que norteiam a organização para o cumprimento da missão e da visão.
3. Faça uma matriz SWOT
A matriz SWOT é o cruzamento dos pontos fortes e dos pontos fracos com as ameaças e as oportunidades que o ambiente em que seu laboratório atua proporciona. Por isso, é fundamental que haja o conhecimento desses pontos.
Somente a partir de uma matriz SWOT bem definida poderá ser feito um plano de ações eficaz e que ajude seu laboratório a alcançar seus objetivos.
4. Crie planos de ação
A partir das informações levantadas na matriz SWOT, deve-se criar planos de ação, visando alcançar aquilo que foi almejado na definição de missão e visão.
Os planos de ação devem ser bastante completos, contendo informações como público-alvo, atividades, prazo, recursos humanos e recursos físicos necessários, orçamento e a meta a ser atingida. É importante também que esses planos de ação estejam disponíveis para todos os colaboradores do laboratório envolvidos com a realização das tarefas.
5. Cumpra o ciclo PDCA
O ciclo PDCA diz que uma estratégia deve ser planejada (plan), executada (do), verificada (check) e ter uma ação (action).
Desse modo, toda estratégia, depois de executada, deve ser verificada para que seja feita uma análise daquilo que foi executado corretamente e o que pode ser melhorado, tomando uma ação para que isso aconteça.
Agora chegou a hora de você colocar a mão na massa e fazer um excelente planejamento estratégico para o seu laboratório. E, para saber mais ainda sobre como gerir um laboratório de sucesso, baixe nosso e-book sobre como montar um laboratório de análises clínicas!