Não é preciso ser um expert em design de interiores ou entender de decoração para otimizar a sala de espera de seu laboratório, deixando mais funcional e divertido o tempo em que o seu cliente permanece à espera dos exames. E este tempo deve ser usado para dar sequência ao encantamento que sua equipe já começou no atendimento inicial.
Abaixo, vamos apresentar algumas sugestões variadas, desde aquelas que você mesmo ou um de seus colaboradores pode providenciar até as que demandam um investimento maior em produtos/serviços de terceiros. Confira as dicas!
1. Disponibilize um mobiliário aconchegante
É interessante que você mantenha a sala de espera com o mesmo padrão visual do restante do laboratório — que, geralmente, prioriza as cores claras. Mas ofereça um ambiente no qual o seu cliente se sinta à vontade e confortável.
Com um espaço amplo, disponha cadeiras confortáveis e respeite a individualidade de seu cliente. Ninguém gosta de ficar esperando, principalmente se o ambiente não for climatizado e apenas disponibilizar opções de assento em que o paciente tenha que dividir bancos e sofás com os demais.
2. Ofereça uma revistaria atual e diversa
Revistas são um sucesso em qualquer sala de espera. E como, provavelmente, seus clientes são de perfis variados e gostam de assuntos diversos, sugerimos que mantenha assinaturas de revistas sobre decoração, atualidades e negócios para que os pacientes não precisem folhear revistas velhas. Inclusive, sabe aquele jornal que você recebe todos os dias? Após lê-lo pela manhã, direcione-o para que seus clientes possam folheá-lo também.
3. Invista em um mural interativo
Uma tecnologia cada vez mais presente nos melhores laboratórios são os murais interativos. Eles possibilitam a inserção de conteúdo personalizado, de forma que, dependendo do sistema contratado, qualquer um de sua equipe possa administrá-lo.
Trata-se de uma excelente ferramenta para gestão de laboratórios, além de entreter seu cliente durante a espera. É possível até gerar renda com eles vendendo inserções de terceiros. Aproveite esta tecnologia!
4. Crie um espaço kids
Mesmo que seu laboratório não tenha uma sala de espera espaçosa, propicie um cantinho para as crianças. Além de distraí-las, você presta um serviço aos pais, reduzindo o estresse que pode se ter ao conter um filho durante a espera e na realização de exames.
Pode ser um tapete colorido, um papel de parede divertido ou um brinquedo interativo que você afixa na parede para mantê-lo seguro.
5. Entregue material informativo
Uma grande oportunidade de falar sobre os serviços do seu laboratório é disponibilizar folhetos ou painéis explicativos, falando sobre os exames e procedimentos que você oferece. Já pensou como é interessante informar ao seu cliente o quanto de cuidado certos processos exigem e como eles são feitos com qualidade pela sua equipe?
6. Treine sua equipe
Incentive seus colaboradores a sempre tratar seus clientes com simpatia e empatia. E não apenas na sala de espera. Cultive essa cultura, que é um importante passo para a fidelização de seus clientes e para o sucesso de seu laboratório.
7. Inove
Não tenha receio de testar ideias! Você já viu algum livro de poemas curtos ou pequenas crônicas em uma sala de espera? Cada vez mais pessoas têm demonstrado interesse pela leitura.
Outra ideia interessante, caso você tenha mais recursos para investir, é deixar algumas telas touchscreen ou tablets conectados à internet para que seus clientes vejam vídeos, por exemplo.
Não importa quais ações você escolha para a sala de espera de seu laboratório, o importante é que você se coloque no lugar do seu cliente e nem sinta o tempo de espera passar. E o melhor: que essa experiência o faça voltar quando precisar.
Conta pra gente nos comentários o que você faz para otimizar a espera do seu cliente. Se achar que faltou alguma dica, fique à vontade para nos dizer também.