Você conhece alguém que atua há muitos anos em determinada área e sabe tudo sobre o assunto? Em dado momento, pessoas como essa atendem a necessidade de expandir os horizontes e tocar o próprio negócio. Esse é o caso da Examedic, que conta com Mozar Gonçalves de Morais Junior, Everson Stabile e Silvia Regina Despostes Bassetto como sócios-proprietários, na direção.
Por mais que se tenha experiência, gerir uma empresa traz consigo desafios — principalmente na área da saúde, como é o caso dos laboratórios de análises clínicas. A fim de superá-los e crescer na atuação, os empreendedores escolhem a dedo parcerias que agregam valor à gestão, alavancando os resultados da organização.
Com a ajuda da Unilab, o Examedic alcançou:
- diminuição dos custos, estabelecendo um diferencial competitivo pelo fator preço e tornando-se líder na cidade onde atua;
- reconhecimento diante da concorrência, gerando aumento na cartela de clientes e grande confiabilidade;
- total controle da gestão financeira, integrando áreas e facilitando processos fiscais;
- potencialização da produtividade, tornando a equipe mais ágil e o atendimento melhor.
Quer saber como? Acompanhe essa história de sucesso neste post!
Quem é a Examedic no mercado?
A Examedic é um laboratório de análises clínicas que atua em Birigui, no interior de São Paulo, oferecendo exames humanizados há 3 anos. Embora a empresa seja nova, Everson Stabile atua há mais de 20 anos na área. Por isso, não hesitou em fazer diversos testes e análises até encontrar a melhor solução.
Quais eram os maiores desafios na atuação do laboratório?
Quem entende da área de exames laboratoriais sabe o quanto é cansativo e trabalhoso ter que pegar os resultados da parte técnica anotados em papel que vinha do cadastro na recepção para depois digitar todos os documentos e gerar os laudos pertinentes.
Essas tarefas demandam bastante tempo. A fim de dar conta do recado, a Examedic contava com quatro pessoas para executar os processos. Fora isso, devido ao caráter manual da atuação, o laboratório ficava suscetível a erros e retrabalhos.
O quesito financeiro também merece destaque. Conforme o laboratório foi crescendo, aconteceu a inserção de convênios maiores. Então, a movimentação acompanhou isso, tornando o controle do fluxo de caixa mais complexo.
Custos de exames, contas a receber, contas a pagar…planilhas e mais planilhas! O volume dessas informações, sempre separadas, confundia da gestão ao operacional. Com a emissão de notas fiscais, acontecia o mesmo, trazendo riscos acerca dos fornecedores.
Como o Unilab soluciona as dificuldades?
O interfaceamento automatiza os processos que antes eram onerosos: o tubo é colocado no equipamento, que faz a leitura do código de barras. Essa leitura identifica o paciente e quais exames devem ser realizados, fazendo a análise e devolvendo para a Unilab, ficando pendente a liberação. Uma rápida conferência manual e já se pode liberar o resultado.
Das quatro pessoas que a Examedic mantinha para essas funções, duas se tornaram suficientes, com aumento da agilidade e sem perder a produtividade. Vale ressaltar que a integração colabora em todos os sentidos, desde a recepção até o próprio controle financeiro.
A recepcionista gera o registro dos atendimentos e recebe, essa informação atualiza o caixa. Do caixa, o sistema manda a informação para o financeiro. Assim, acompanhar o faturamento é simples, já que um controle de contas a receber é gerado automaticamente.
Quanto mais controle, maior é a segurança
A interface com os equipamentos também possibilita a rastreabilidade. A recepção faz o cadastro do paciente, daí vai para a coleta do material. Uma vez que o registro é feito nessa etapa, vai para a área técnica, na qual o profissional faz a triagem do material, dando sequência para análise ou encaminhamento.
Nesse processo, é possível entrar no sistema a qualquer momento para verificar em qual setor a amostra se encontra. Isso dá segurança tanto para a gestão quanto para o paciente, além de orientar os próprios colaboradores responsáveis por cada passo. Se está em análise, em andamento ou foi pedida nova amostra: tudo fica à mão.
Aquele diferencial no atendimento ao cliente
O Unilab é um sistema simplista e funcional, que disponibiliza todas as funcionalidades de que um laboratório precisa sem que seja muito complicado manuseá-lo. Contudo, dentro todos os benefícios que ele oferece, a parte da comunicação automatizada e personalizada com o paciente é um trunfo quando o assunto é atender bem, fidelizar e encantar clientes.
Os laudos web permitem que o resultado seja lançado diretamente no site, para a visualização do paciente. E tem mais: assim que o exame fica pronto, assina-se o laudo liberando o resultado e o sistema manda automaticamente um SMS avisando o paciente. Além disso, essa funcionalidade envia mensagens de aniversário, entre outras datas comemorativas.
Nas palavras de Mozar:
“Isso é muito importante para estreitar os laços com os clientes e fortalecer o relacionamento. Por isso, esse foi um dos principais fatores que pesaram na decisão da contratação do Unilab.”
É difícil implementar o sistema?
A introdução do sistema é bem tranquila. A empresa provedora do Unilab disponibiliza treinamento e videoaulas explicativas, ensinando como usar. Além disso, utiliza acesso remoto para facilitar o processo. O manuseio do software é tão simples que é possível aprender tudo a distância.
Não se pode deixar de destacar a qualidade do suporte técnico, pois é excelente. O horário de atendimento é estendido e sem intervalos. É importante saber que você vai receber ajuda mesmo que o seu problema no laboratório ocorra no horário do almoço, por exemplo.
As solicitações de recursos também são muito bem tratadas. A Unilab analisa a sugestão e verifica a viabilidade. Quando ela se prova interessante, executa a demanda e depois disponibiliza o recurso para todos os outros usuários. Essa abertura para ouvir o cliente é essencial, já que assim o sistema se adequa às necessidades específicas do negócio.
Quais resultados se pode esperar de uma parceria com a Unilab?
O lançamento de informações em sistema permite o atendimento humanizado, o relacionamento com o cliente melhora e a capacidade produtiva aumenta com foco na eficiência dos serviços prestados.
O controle das finanças se estabelece, permitindo análises sobre quais setores podem melhorar ou quais ações devem ser praticadas para potencializar o faturamento. Os materiais e o estoque são bem geridos, eliminando prejuízos e excessos.
As campanhas de marketing são bem direcionadas, já que é possível segmentar por público via sistema, selecionando, por exemplo, quais planos de saúde são mais interessantes atrair, além de pensar em como orientar o atendimento de um grupo específico.
Assim como a Examedic conseguiu se destacar no mercado da sua cidade pela redução de custos com as operações, quem escolhe a Unilab pode planejar o crescimento do laboratório com muita fundamentação.
Faça como o Mozar e escolha ter toda essa expertise trabalhando em prol do seu negócio: entre em contato e tenha acesso às nossas soluções hoje mesmo!