O mercado de saúde está em franco crescimento no país com a expansão dos planos de saúde. Segundo o IBGE, são mais de 45 milhões de convênios. O que tem impulsionado a demanda por laboratórios de análises clínicas. Você tem observado esse aumento de demanda em seu laboratório? Não? Sabe como atrair novos clientes e se destacar dos concorrentes? Uma das ferramentas mais utilizadas são as estratégias de marketing.
O marketing é utilizado para promover produtos e serviços criados com o intuito de solucionar uma necessidade. Utilizando esse recurso você pode aumentar o lucro de seu laboratório e conquistar mais clientes.
Acompanhe agora algumas dicas de como desenvolver o marketing em seu laboratório e se tornar mais competitivo!
Desenvolva um plano anual de marketing
O planejamento é a forma mais segura de concentrar recursos e esforços para alcançar os resultados desejados. Portanto, com um plano anual de marketing você identifica a situação atual do laboratório, do mercado de saúde, dos clientes potenciais, estabelece um alvo para alcançar, meios e modo de alcançá-lo.
É um plano detalhado que requer um pouco de tempo. Mas pode economizar muito dinheiro empregado em propagandas equivocadas, para um público que não é o seu, num momento inoportuno. Uma campanha promocional desastrosa pode trazer sérios danos à saúde financeira de seu laboratório. Enquanto um planejamento anual irá direcionar os recursos certos, para o público correto com um retorno positivo mais garantido. Consiste na formulação, implementação e avaliação da sua estratégia de marketing. Se você realmente deseja que seu laboratório tenha sucesso deve ter um. Os principais pontos são:
1º – Estude o mercado de saúde e análises clínicas. Veja como está o cenário atual e as projeções, segundo dados confiáveis como do SEBRAE, por exemplo.
2º – Conheça seu cliente. Faça uma pesquisa com seus clientes atuais identificando o que eles consideram pontos fortes e fracos no seu laboratório. E quais serviços eles gostariam de ver atendidos. Faça uma pesquisa com clientes potenciais também para descobrir as necessidades.
3º – A partir da pesquisa de mercado, analise os resultados atuais e defina os rumos que seu laboratório deve seguir e as metas a alcançar.
4º – Planeje seu investimento a partir dos seus recursos disponíveis ou à disponibilizar. Cuidado com o seu investimento para não correr o risco de descapitalizar seu negócio. Vá com calma. Estabeleça ações a serem adotadas no decorrer do ano, escolhendo ações prioritárias.
5° – Formule os planos de ação com estabelecimento de datas e inclua sua equipe no processo. Eles são parte do seu sucesso. É bom pensar em formas de estimular sua equipe a se engajar no plano de marketing.
6º – Após o planejamento, implemente suas ações com constante avaliação dos resultados. Esteja pronto para adaptar seu plano sempre que preciso.
Adote estratégias adequadas para seu laboratório e seu público:
Muitas são as estratégias de marketing que podem ser adotadas, mesmo por um laboratório pequeno, que são muito eficazes e pouco onerosas. Veja algumas ideias:
- Prestar um bom atendimento com confiabilidade, presteza, agilidade e empatia.
- Cuidar da aparência do laboratório. A limpeza e organização do ambiente e dos prestadores de serviço são importantes para a boa impressão de seus serviços.
- Manter uma boa equipe. Ofereça treinamento, recompensa, incentivo e monitoramento de seus colaboradores,
- Fidelização do cliente. Criar campanhas para incentivar o retorno do cliente, prestar um tratamento individualizado, aproveitar datas comemorativas para enviar mensagens, oferecer serviço que se adapte as necessidades de públicos específicos como crianças e idosos.
- Abrir canais de comunicação. É importante estar próximo do cliente. Permitir que ele se expresse é uma forma de fazê-lo sentir parte de seu laboratório. Treine o pessoal a perguntar como se sente e como foi o atendimento e tenha canais na internet, Facebook, G+, e- mail, site, onde eles possam elogiar e criticar.
O planejamento anual do marketing e a adoção de estratégia de marketing é o segredo do sucesso de muitas empresas. E pode ser o segredo do seu laboratório de análises clínicas também. Você já fez um projeto de marketing? Tem alguma dúvida sobre como desenvolver algo assim? Compartilhe conosco nos comentários.