Conseguir o primeiro cliente é um passo fundamental para qualquer empresa — e, para um laboratório, é ainda mais importante. A partir da experiência do primeiro paciente, é possível conquistar a confiança de outras pessoas, o que favorece o desenvolvimento do negócio.
Para conquistar o primeiro paciente e fidelizá-lo ao seu laboratório, algumas dicas de gestão de laboratório podem fazer toda a diferença. A seguir, conheça 4 ótimas sugestões!
Cuide do seu espaço
O espaço do seu laboratório pode gerar diferentes impressões no seu possível paciente, e quanto melhor for essa impressão, maiores são as chances de fidelizá-lo.
Por se tratar de um local que lida com a saúde dos pacientes, é preciso que esteja sempre limpo, organizado e transmitindo a credibilidade necessária. Além disso, é recomendado que o ambiente seja agradável, climatizado, acessível e com um bom espaço de circulação. Isso permite que as pessoas se sintam confortáveis enquanto aguardam pelo atendimento ou pelos resultados dos exames.
Defina sua estratégia de mercado
Também é necessário que o seu laboratório tenha essa estratégia bem definida para se posicionar no mercado, atrair e conquistar o primeiro paciente. Um exemplo é adotar uma estratégia mais popular, oferecendo exames por um preço mais em conta ou com vários convênios.
É importante que isso seja bem definido porque deve ressoar com o público, posicionando o laboratório como uma autoridade em determinado nicho. Também é necessário definir uma estratégia de divulgação, como para utilizar campanhas de marketing — mas, para isso, é preciso saber para qual público a campanha vai ser direcionada.
Ofereça os exames mais buscados
Para conquistar o primeiro paciente, é fundamental que o laboratório ofereça aquilo que as pessoas estão procurando. Por isso, vale a pena oferecer os exames mais buscados na região.
Exames de detecção de casos de zika, por exemplo, são especialmente importantes quando o público-alvo é majoritariamente composto de grávidas ou quando se está em uma área considerada de risco.
Oferecer opções como hemograma completo, por sua vez, é indispensável em praticamente qualquer caso, já que é um exame muito comum. Avalie seu público e sua localização e prepare-se para oferecer as opções mais buscadas.
Tenha um bom software de gestão de laboratório
Um software de gestão permite uma integração total de dados, fazendo com que seja possível acompanhar questões contábeis, de gestão de laboratório, e dos recursos humanos e financeiros.
Mais do que isso: um software de gestão facilita e agiliza o atendimento, oferece mais qualidade para os pacientes e gera mais satisfação e profissionalização.
O laboratório que conta com um software de gestão transmite muito mais confiança para o cliente, fazendo com que ele decida realizar seus exames no local. Um pouco mais à frente, esse software vai ajudar a garantir uma consistência de resultados e uma automatização — que permitirá que cada vez mais clientes cheguem ao laboratório.
Para conseguir o primeiro cliente do laboratório, é preciso começar pensando no local adequado e em uma estratégia de sucesso. Feito isso, oferecer exames populares e utilizar um sistema de gestão permitem que a cartela de clientes comece a se expandir.
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