Você já parou para pensar no volume de informações que compõem o banco de dados de um laboratório? Fichas de pacientes, históricos de exames, controle financeiro etc., todos esses itens fazem parte do dia a dia de estabelecimentos ligados à saúde e uma boa gestão de dados é o que fará a diferença na hora de gerenciá-los.
A gestão de dados pode ser considerada uma importante forma de organização. Ela consiste em coletar e armazenar informações de maneira otimizada, buscando sempre a facilidade no acesso a elas e a segurança. Por essa razão, ela é parte indispensável do processo de gestão laboratorial e interfere diretamente na produtividade da sua equipe.
Para você entender melhor a importância de uma boa gestão de dados, acompanhe abaixo o nosso especial sobre o assunto.
Captação de pacientes
Você costuma manter o contato de pessoas que ligaram uma única vez para o seu laboratório para consultar a cobertura do plano de saúde ou o preço de um exame? Realizar um cadastro simples a partir desses contatos esporádicos permite que você possa acioná-los mais tarde para oferecer promoções ou mesmo “lembrá-los” do seu laboratório. Assim, é provável que uma parcela considerável dessas pessoas se tornem pacientes. É dessa forma que você promove o crescimento do seu negócio, contatando quem já estava previamente interessado em seus serviços.
Produtividade da equipe
Uma boa gestão de dados atua em diversas vertentes. Se todas as informações de pacientes estiverem organizadas e fáceis de acessar, seus colaboradores se tornam mais produtivos. Isso significa que eles não “perdem tempo” procurando por fichas e podem dedicar-se a outras atividades. Dessa forma, você pode trabalhar com uma equipe mais enxuta ou designar pessoas que se dedicarão a ações de marketing.
Fidelização do paciente
Não basta buscar novos pacientes: você precisa cuidar daqueles que estão sempre realizando exames em seu laboratório. Na sociedade atual, um paciente nunca é “garantido”. Lembre-se de que seus concorrentes podem “atacá-lo” a qualquer momento e você precisa realmente ser o melhor para que ele não se deixe levar. Dados organizados permitem um atendimento mais personalizado. Sua equipe atenderá o paciente já com o seu histórico na tela e assim fica mais fácil fazê-lo sentir-se acolhido e relevante. Esses sentimentos fazem a diferença quando ele precisar fazer um novo exame.
Crescimento do laboratório
Seu laboratório certamente tem potencial para crescer, não só em número de pacientes, mas também em faturamento. Para isso, você precisa buscar meios de aumentar os lucros, sem que seus preços se tornem abusivos. Quando você faz uma boa gestão de dados, você conhece exatamente o faturamento do seu laboratório e identifica onde é possível reduzir custos e potencializar investimentos.
Uma ótima forma de fazer a gestão de dados do seu laboratório é a partir da tecnologia. Existem sistemas no mercado que são desenhados exclusivamente para estabelecimentos de saúde e contam com módulos específicos para a sua gestão. A partir de seu uso, é possível reduzir erros e falhas humanas e ganhar agilidade nos processos.
Se este post foi útil para você, não deixe de ler também este sobre a importância de um sistema de gestão laboratorial para seu negócio.