A humanização do atendimento já é uma realidade em muitos laboratórios de análises clínicas. No entanto, a gestão humanizada ainda é um conceito pouco explorado no setor, com a permanência de lideranças mais tradicionais.
Esse tipo de modelo considera fatores emocionais e comunicacionais para promover um ambiente de colaboração e compreensão. Caso ainda não adote a gestão humanizada no seu laboratório, continue lendo e conheça as vantagens de sua aplicação. Acompanhe!
O que é gestão humanizada?
A gestão humanizada pode ser entendida como uma forma de gerenciar as pessoas de acordo com as necessidades e características de cada uma. Assim, busca-se uma harmonia que promova o bem-estar e a motivação de todos por meio da satisfação de seus anseios.
Atualmente, existe uma preocupação em humanizar processos, como a coleta de amostras e o atendimento aos pacientes. No entanto, não existe essa cautela em envolver a mão de obra, que pode ser vista como um recurso fundamental e estratégico para o sucesso de qualquer modelo de negócio, sobretudo um laboratório.
Qual é a importância dessa gestão para a produtividade do laboratório?
A humanização nas empresas pode trazer diversos benefícios de curto e longo prazos. De maneira geral, podemos destacar a satisfação dos colaboradores com o trabalho e com a própria gestão. Com isso, as pessoas ficam mais produtivas e engajadas nos processos e na cultura organizacional.
Mas não para por aí. De maneira indireta, a gestão humanizada pode representar uma redução de custos, justamente por trazer uma maior produtividade e qualidade nos processos.
Além disso, a humanização é um modo de reduzir a rotatividade no laboratório, contribuindo para a retenção de talentos. Estando mais satisfeito, o trabalhador está menos sujeito a pedir demissão ou a se afastar por problemas de saúde e acidentes.
Quais as principais características de um líder humanizado?
De nada adianta tentar implementar o conceito de gestão humanizada sem o envolvimento dos líderes da empresa. A seguir, confira algumas dicas de como se tornar um líder humanizado.
Comunique-se bem
O passo básico para humanizar a sua gestão é adotar uma comunicação bem feita com a equipe. Isso pode ser realizado por meio da implementação de ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão, mas, principalmente, pelo contato direto e personalizado com cada profissional.
Saiba ouvir
Saber se comunicar não é só falar bem. Também significa saber ouvir o que os colaboradores têm a dizer e entender as necessidades de cada um. É bom lembrar que as pessoas não devem ser tratadas da mesma forma, uma vez que tiveram vivências diferentes.
Ofereça feedbacks
Na gestão humanizada, os feedbacks positivos e construtivos devem ser constantes, pois eles alimentam o sistema de satisfação do colaborador e ajudam a melhorá-lo. Por isso, sempre que for possível, tente oferecer um retorno para a equipe e para cada profissional, individualmente.
Tenha empatia
Por fim, não existe um líder humanizado sem que ele tenha a capacidade da empatia pelos seus colegas de trabalho. Trata-se da habilidade de se colocar no lugar do outro e entender suas preocupações e necessidades.
Essas são apenas algumas das características de um líder em uma gestão humanizada. Também é essencial conhecer bem todas as peculiaridades do seu laboratório e da sua equipe.
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