O Ciclo PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACT) também é conhecido como Ciclo de Deming, um dos pais da Gestão da Qualidade, que divulgou na década de 1950 este processo no Japão, sendo amplamente utilizado por lá, dentro da filosofia Kaizen (que prega a melhoria contínua nos processos).
Essa ferramenta é muito versátil e pode ser facilmente implementada num laboratório de análises clínicas. O seu uso imediato busca definir metas e identificar falhas (planejar), realizar ações de correção (fazer), realizar um novo diagnóstico (checar) e padronizar as ações que obtiveram resultados positivos/atingiram as metas e apresentar a toda equipe (agir).
O ciclo inicia-se com o planejamento, nesta primeira etapa estabelecer planos de ação, definir parâmetros onde deseja-se chegar e localizar os problemas é nosso objetivo. É preciso ouvir as pessoas, anotar e investigar as falhas ou anomalias no processo, separá-las e classifica-las para planejar o que será feito para corrigir.
Com o planejamento em mãos é hora de “fazer”! Realizar treinamentos internos, capacitar colaboradores em cursos externos, mudar processos, layouts, procedimentos, manuais, formas de agir com os pacientes e de gerir processos internos que apresentem problemas.
Depois de executar o que foi planejado, chega-se a terceira etapa do PDCA, o momento de checar, nesta etapa é preciso realizar um novo diagnóstico, verificar se as metas foram atingidas, se os indicadores de desempenho melhoraram (por exemplo, reduzir o número de recoletas, eliminar desperdício de material, tempo de liberação de resultados).
Feito o diagnóstico é hora de agir novamente agora são duas opções: (1) o que foi implementado com sucesso deve ser padronizado como uma nova norma, processo ou procedimento. Para isso é preciso formalizar e comunicar todos os envolvidos das mudanças. (2) o que não obteve resultado deverá ser repensado, entrando novamente no ciclo PDCA para uma nova fase de planejamento, a fim de corrigir a causa do problema utilizando uma nova estratégia.
Realizando o processo de melhoria contínua seu laboratório irá sempre ganhar em qualidade e satisfação do cliente, levando a um processo de crescimento e sucesso!