Encontrar profissionais motivados, com uma boa experiência e alinhados com a missão das empresas costuma ser uma tarefa difícil para os recrutadores. Um processo seletivo errado pode causar prejuízos financeiros e prejudicar o andamento do negócio.
Entretanto, mesmo sem uma formação ou experiência específica em recrutamento e seleção, com 5 dicas básicas, é possível contratar profissionais qualificados e montar a melhor equipe para a sua empresa. Confira!
1. Crie uma descrição bastante específica para a vaga
Muitas empresas não conseguem montar uma boa equipe ou recrutar talentos pela própria falta de clareza. Antes de anunciar a vaga, especifique bem qual é a missão da sua empresa e qual perfil profissional que você procura.
Essas qualificações devem se referir à formação, à experiência profissional e, também, às aptidões pessoais. Sem uma definição precisa sobre o que você deseja, dificilmente conseguirá atrair o profissional que procura.
2. Cuide da apresentação do seu anúncio
Não adianta preparar um bom anúncio e distribuí-lo em qualquer lugar ou não cuidar da sua apresentação. Candidatos qualificados também costumam avaliar as empresas em que poderão trabalhar.
Diagramação ruim, erros de ortografia ou anúncios em locais inapropriados (como carros de som ou folhetos de rua) podem passar uma falta de credibilidade para a sua empresa. E isso acaba afastando profissionais qualificados.
3. Utilize a internet como sua aliada
A internet é uma excelente aliada nos processos de recrutamento. Sites de emprego, agências de Recursos Humanos (RH) e, até mesmo, grupos da área de atuação da sua empresa em redes sociais, como LinkedIn e Facebook, são bons veículos de comunicação com profissionais. Trate a sua vaga como algo de grande relevância — o que de fato ela é — e anuncie onde você encontrará os melhores.
Outro ponto positivo da internet está na hora da entrevista. Alguns dos melhores talentos nem sempre estão na mesma região ou na mesma cidade que a sede da sua empresa, o que não quer dizer que eles não estejam dispostos a trabalhar para você.
As videoconferências são ferramentas utilizadas por multinacionais renomadas, como o Google, em seus processos seletivos, evitando gastos e deslocamentos desnecessários de candidatos e ajudando a encontrar talentos espalhados pelo mundo inteiro.
4. Dinamize o momento da entrevista
Após a seleção dos melhores currículos, chega a hora mais temida: a entrevista. Esse processo costuma causar tanta aflição para profissionais e avaliadores, justamente pela mecanização comum do seu andamento nos processos seletivos.
Para extrair o melhor do seu candidato e conseguir identificar potenciais talentos mais facilmente, tente conduzir a sua entrevista de forma dinâmica, com um roteiro elaborado, mas com espaço para novas perguntas. Questione informações curriculares, mas tente conhecer o seu candidato, suas ideias e suas expectativas para o futuro.
5. Valorize as experiências pessoais dos candidatos
Um currículo com sólida experiência profissional é um atrativo para qualquer empresa. No entanto, nas atividades do dia a dia e na convivência em equipe, as aptidões e as características pessoais é que fazem a diferença para o sucesso de um profissional. Por isso, durante os processos de seleção e de recrutamento, avalie todos os aspectos dos candidatos e não apenas os técnicos.
Observe o seu perfil (se tem postura de liderança, se é autoritário ou comunicativo, por exemplo), se os seus valores estão alinhados com os da empresa, quais as suas expectativas caso sejam contratados, suas habilidades e seu comportamento diante de situações hipotéticas.
Valorize o currículo, mas dê prioridade às pessoas que saibam trabalhar e conviver em equipe e às mentes criativas que tragam diferencial para o seu negócio.
E você, como conduz os processos de seleção na sua empresa? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe outras novidades para dinamizar e melhorar o seu negócio!